TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º ou 8º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Araçuaí

2016

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃO – 7º ou 8º semestre.

Orientador: Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Alessandra Barbosa Paulleti

Tutor de sala: Rosely Prates Ferreira

Araçuaí

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO         05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        06

4 PROPOSTA/PROJETO DE  ATUAÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais da Proposta/ Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Proposta de Atuação        09

4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Atuação        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        13

MOSTRA DE ESTÁGIO        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O folclore é um tema riquíssimo, no qual podemos explorar outros temas que estão interligados. O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno. Ao mesmo tempo em que passa a se perceber como ser universal, cidadão do mundo, necessita conhecer suas raízes, identificando-se com seu grupo social: sua linguagem, sua história e a de sua comunidade.

Ressalto então a relevância desse tema para o meu projeto que dará ênfase especialmente as manifestações folclóricas ligadas a realidade da vida dos alunos, que residem em uma comunidade rural, bem como, trabalhando de maneira contextualizada linguagem oral, escrita, artes, etç. Desse modo é importante conscientizar aos alunos que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore de nosso país.

Destaco ainda a relevância da prática do estágio para a formação do pedagogo, sendo um momento de reflexão, de perceber a relação teoria e prática. Observando o dia a dia o trabalho do gestor, nos permite uma análise pedagógica diferenciada, levando- nos a perceber de maneira ampla o trabalho do pedagogo.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Apresento relatório final de estágio curricular obrigatório III: Gestão, desenvolvido no período de 18/08/2016 a 05/09/2016, turno matutino, na Escola Estadual da Fazenda Diamantino, localizada na Zona Rural, Calhauzinho das Neves, Araçuaí, MG. É uma instituição de ensino pública, inaugurada ha 50 anos com a finalidade de atendimento para anos iniciais e finais do ensino fundamental.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é um dos momentos fundamentais no processo de formação acadêmica, tendo em vista sua relevância para que o aluno possa vivênciar na prática o fundamento teórico q adquiriu durante sua jornada universitária. E essa experiência é imprescindível para formação do pedagogo, tendo em vista, que para realização de um bom trabalho, o educador necessita unir teoria e prática.

Nesse sentido, o estágio é um momento de vivências, troca de experiências, especialmente na área da educação, que requer um maior conhecimento da realidade onde exercerá sua função mediadora do processo de ensino e aprendizagem.

Assim, o estágio supervisionado proporciona ao estagiário o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções. Busca-se, por meio desse exercício beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições superiores de ensino, bem como, favorecer por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos acadêmicos, futuros educadores.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A Escola Estadual da Fazenda Diamantino, na qual realizei o Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão, foi fundada em 1966, oferecendo na época apenas os anos iniciais. A extensão para o segundo ciclo do ensino fundamental, ocorreu em 1998.

A instituição situada em Calhauzinho das Neves, zona rural, município de Araçuaí, MG, conta com espaço amplo, arejado e apropriado para o atendimento aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como, do projeto em tempo integral para os alunos dos anos iniciais e finais, que se encontra com baixo rendimento escolar e em áreas de maior vulnerabilidade social, conforme legislação vigente. Quanto a educação especial, a modalidade de ensino é parte integrante da educação regular, destinada aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, para isso a escola dispõe de sala de recursos, professor de apoio etç. O seu espaço físico conta com: 4 salas de aula, Diretoria, secretaria, biblioteca, sala da pedagoga, sala de professor, cantina, refeitório, banheiro para os professores, banheiro para demais funcionários, 2 banheiros para os alunos, com adaptações para o atendimento ao tempo integral, existe um espaço destinado a educação física, um pequeno campo de futebol feito de concreto, porém será em breve construída uma quadra que promete excelente infraestrutura, foi também construído uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, que será importantíssimo para alunos e toda comunidade que por ventura necessitem, em relação a recursos tecnológicos, tem televisão, computadores, data show. Em relação aos recursos humanos da instituição, conta com profissionais qualificados, sendo um total de 26 funcionários, entre professores, especialista em educação, diretora, secretárias e cantineiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com