TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imprtãncia Da Música Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: A Imprtãncia Da Música Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  5.029 Palavras (21 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Temos consciência de que a humanidade passa por várias mudanças no decorrer dos anos. Mudanças estas que estão ligadas ao processo do desenvolvimento e de modo específico, a globalização. As influências de todas as raças, de todos os lugares do mundo fazem parte destas mudanças que vem ocorrendo. Temos consciência de que a humanidade passa por várias mudanças no decorrer dos anos. Mudanças estas que estão ligadas ao processo do desenvolvimento e de modo específico, a globalização. As influências de todas as raças, de todos os lugares do mundo fazem parte destas mudanças que vem ocorrendo.

Aqui se propõe relatar especificamente sobre a música, sendo que esta altamente diversificada no mundo, pois se depara com variedades musicais. Com toda essa diferença, a música através dos sons retrata as diferentes culturas e pensando nestas diferenças que percebi a necessidade de se saber mais sobre a sua contribuição para os anos iniciais da vida humana.

Estas contribuições da música nesta etapa inicial são importantes, pois na infância as crianças estão em pleno desenvolvimento do campo emocional, psicomotor e cognitivo.

No primeiro momento aborda-se a música e sua importância na educação infantil.

Relata-se no próximo momento a integração da música na prática pedagógica, e o seu auxílio na produção do conhecimento, proporcionando assim aprendizagens mais significativas.

Busca-se mostrar que a música na escola não está ali para formação de músicos e sim que a música pode muito contribuir na formação da criança e no seu desenvolvimento e aprendizagem.

Por meio da pesquisa realizada pode-se ter uma visão mais ampla da música inserida na educação nos anos iniciais, percebendo que o aluno está mais motivado e interessado aprende com mais facilidade. Também é preciso destacar que um estudo dessa natureza enfatiza a importância da música no processo de socialização, aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento psicomotor, melhora a sensibilidade e a capacidade de concentração e memória.

07

A CONRIBUIÇÃO DA MÚSICA NOS ANOS INICIAIS

As pesquisas e estudos realizados para colher dados que serão apresentados neste trabalho, aguçaram a minha curiosidade de entender um pouco mais sobre o significado da palavra música. Há muitos conceitos quanto à palavra música, conforme o dicionário, música é a arte e combinar harmonicamente uma sequencia de sons de modo agradável ao ouvido; já de acordo com a Enciclopédia Barsa, música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos.

A música é uma manifestação folclórica comum em todas as culturas e segundo as definições pesquisadas, a música é algo muito superficial, sons que agradam aos ouvidos e manifestações culturais, mas acredito que a música vai muito além do que achamos e das pesquisas segundo BRECIA (2003), a música é uma linguagem universal fazendo parte da história da humanidade, e vejo que a música está inserida na vida do ser humano, no seu dia a dia e porque não fazer parte da formação inicial das crianças na escola?

E pela visão de alguns teóricos como; WEIGEL (1988), “a música visa incentivar o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, linguistico, psicomotor e sócio-afetivo, ao mesmo tempo em que garante a aquisição de novos conhecimentos. Ela se configura como uma instância do processo de socialização da criança na sua escolarização” GAINZA (1988) ressalta que: “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo do homem; impulsionam-no a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e grau”; e GAINZA (1988), afirma que “as atividades musicais na escola” podem ter objetivos profiláticos, nos seguintes aspectos: físico: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões devidas à instabilidade emocional e fadiga; psíquico: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro; mental: proporcionando situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organização e compreensão.

08

Diante da visão dos teóricos compreende-se que a música pode ser trabalhada em vários sentidos e que no início da escolarização da criança ela pode cooperar e trazer benefícios para o desenvolvimento da criança, ela pode ser trabalhada em vários momentos na educação inicial e proporcionando um maior desempenho do aluno no interesse pela escola.

Ao inserir a música como disciplina na escola acrescentará e irá contribuir para o desenvolvimento global da criança, representando um inestimável benefício para a formação de todos os aspectos desse desenvolvimento e o equilíbrio da personalidade da criança como ressalta WEIGEL (1988), pode-se perceber o que ocorre, por exemplo, com o desenvolvimento cognitivo/linguístico. A fonte do conhecimento da criança é a própria variedade de situações que ela tem a oportunidade de experimentar no seu dia-a-dia. A riqueza de estímulos que a criança recebe das diversas experiências musicais contribui para o desenvolvimento intelectual. O desenvolvimento da linguagem oral também é muito favorecido através das atividades musicais. Percebe isto quando se conversa sobre os conteúdos das cantigas e na hora do conto, exige-se a pronúncia correta da letra da música.

Para cada momento trabalhando com a música verifica-se que ela pode ajudar em vários aspectos do desenvolvimento da criança, no sócio afetivo a música ajuda no desenvolvimento da autoestima, a compreensão do ambiente, cooperação, participação proporcionando assim a socialização entre as crianças; já no desenvolvimento poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades motoras, controle dos músculos e moverem com mais habilidade e com isto o profissional deve buscar um ambiente apropriado e propício para desenvolver a música nos anos iniciais.

Não se pode deixar de relatar que para se trabalhar com as crianças especiais, não achando que o profissional da educação é um especialista, mas que ele pode buscar maneiras de se trabalhar a música em qualquer situação, pois para Bréscia (2003), ele afirma que crianças mentalmente deficientes e autistas reagem à música, quando tudo o mais falhou. A música é um veículo expressivo para o alívio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com