TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Escolar E O Dever De Obediência As Suas Diretrizes

Monografias: A Inclusão Escolar E O Dever De Obediência As Suas Diretrizes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 10

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

2. O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA

RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA.......................................................04

2.1. FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.......................................05

2.2. FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO....................06

2.3. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÂO...........................................07

2.4. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - RELAÇÃO ESCOLA – COMUNIDA

DE..............................................................................................................................08

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................09

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A presente produção de aprendizagem – UTA – diversidade cultural tem por finalidade descrever sobre o contato direto com a realidade escolar do aluno de pedagogia na construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar e sua aplicação no planejamento de aulas voltadas ao contexto educacional vigente, ou seja, aquisição da interculturalidade social e suas implicações nas concepções do ensino hodierno.

Dentro deste contexto buscou-se do aluno a reflexão, a análise sobre o processo de ensino/aprendizagem e a capacidade de planejar ações a serem desenvolvidas com alunos oriundos das diversas camadas sociais e com diversidades culturais também presentes em salas de aula atualmente. O presente trabalho articula os conteúdos de quatro disciplinas cursadas durante esta UTA, ou seja: Fundamentos Psicológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação, Pesquisa e Prática Profissional – Relação Escola/Comunidade e Fundamentos Filosóficos da Educação.

Certo é, que O objetivo didático assim, busca oferecer conteúdos que possibilitem compreensão da noção de igualdade, quanto aos direitos, quanto à dignidade e que embasem a valorização destes nas diversas fases educacionais e da diversidade cultural em foco no sistema educacional do momento e também das variadas faixas etárias existente em sala de aula, como buscou também demonstrar a importância da relação entre comunidade/escola.

Em suma, o presente estudo tem como base as reflexões realizadas sobre o tema desta UTA, onde foram utilizados os livros didáticos, as tele-aulas, pesquisas em sites de educação, entre outros. Cujo escopo foi despertar nossa atenção para a questão cultural de nosso povo, em suas diversas formas, ou seja, embasar nossos conhecimentos teóricos sobre diversidade cultural e a lei educacional vigente sobre o assunto para que possamos enfrentar com maestria uma sala de aula no futuro vindouro. Ao bem da verdade o presente UTA foi de suma importância para todos nós alunos de pedagogia, porque demonstrou-nos como utilizar as diversas concepções de ensino dentro do contexto escolar atual, e, como planejar a construção dos conteúdos educacionais de forma a atender a diversidade de pessoas encontradas em sala de aula.

O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

Entende-se por aquisição cultural a troca ou permuta de cultura e relações sociais existentes em uma comunidade. Por certo em seu convívio social cada indivíduo apropria-se daquilo que lhe é transmitido desde o nascimento até a vida adulta, o qual, certamente formatará seu modo de ser e de ver o mundo a sua volta.

Pelo fato de a temática ser muito abrangente e complexa, tanto do ponto de vista social como do teórico, a definição de uma prática pedagógica que seja coerente e dentro dos conteúdos escolares, certamente, exige dos profissionais da educação muito jogo de cintura e conhecimento teórico sobre diversas áreas do conhecimento que de certa forma traz correlação com o estudo educacional e a influencia social sobre o tema.

Aplicar a teoria á prática realmente será complexo e exigirá dos educadores conhecimento de que a sociedade não é estática, muda, desenvolve através dos tempos e da mesma forma a educação caminha paralelamente a estas mudanças sociais. Destarte, o profissional da educação, no contexto educacional hodierno devera oferecer a possibilidade para que sejam selecionados e abordados diferentes temas que produzam aproximações e níveis de aprofundamento no ensino de seus discentes, conforme características e peculiaridades regionais, locais, da escola e da comunidade em que interagem.

Através do conhecimento do meio de onde vieram seus alunos, da comunidade em que convivem socialmente poderemos esclarecer-lhes que a escola pertence ao povo, ou seja, a comunidade local e que todos têm responsabilidades com este patrimônio. Cujo escopo de tal conhecimento será o de incentivar a participação da comunidade no melhoramento da qualidade da escola pública e participar de alguma forma no processo educativo de seus filhos.

FUNDAMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com