TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Da Economia No Mercado Atual

Dissertações: A Influência Da Economia No Mercado Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Podemos entender as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas nos quais grandes temas são recorrentes em jornais e revistas de economia, tais como Inflação, Taxa de Juros e Taxa de câmbio. Podemos verificar a influência desses três temas na vida e na rotina de todos. No moderno ambiente administrativo e econômico global, os gestores e gerentes mais bem sucedidos são aqueles capazes de entender os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos que são frequentemente aplicados dentro do ambiente organizacional. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Segue à análise dos textos que podem dar mais ampla visão sobre o tema do presente trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1.1 Inflação

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Segundo Sandroni (1999), a inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária. No ano de 2012, a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Por exemplo, em entrevista com o Professor Kiko Santos, é possível observar que a inflação atinge diretamente os índices de desemprego no Brasil. “A inflação leva ao aumento do preço. Com esse aumento, o consumo diminui, com o consumo diminuído, a necessidade de mão de obra, tanto na área produtiva como de comércio, diminui. Tudo isso gera o desemprego. Com a redução do consumo, o comércio vende menos, a indústria produz menos, e a quantidade de mão de obra, tanto braçal quanto intelectual, diminui” Destaca o professor Kiko Santos. Com o aumento do desemprego, surge o chamado trabalho informal, muito comum nas grandes cidades do Brasil. Isso ainda é presente no dia a dia da economia brasileira. Mesmo sendo irregular, ainda atende o anseio da remuneração como forma de sobrevivência de grande parte dos trabalhadores, que ficam isentos de algumas garantias trabalhistas.

2.1.2 Taxa de juros

A taxa de juros pode ser definida como a relação entre os juros (ou recebidos) no final do período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado). Segundo Lazana (2001), a taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. No âmbito familiar, a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem a prazo, pois taxas maiores aumentam as prestações e afetam a decisão entre consumir e poupar. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe o consumo e investimento, a economia desacelera e evita que os preços subam, que ocorra a inflação. Nas empresas, a taxa de juros influencia as decisões de investimentos, pois com juros mais altos, o custo de tomar recursos emprestados também aumenta. Além disso, com juros altos, fica mais atrativo aplicar no mercado financeiro do que na atividade produtiva.

Segundo uma notícia do jornal do Brasil as famílias e empresas pagaram taxa de juros mais altos em agosto, de acordo com dados do Banco Central e as pessoas jurídicas foram as mais afetadas pela alta.

No cenário atual, se a taxa de juros real da economia ficar abaixo de 6,0% ao ano, os investidores vão preferir investir seus recursos na poupança do que em títulos públicos. Este cenário ocorrendo, o governo fica sem condição de colocar seus títulos no mercado interno e consequentemente rolar sua dívida ou contrair dívida nova. Observa-se que o desequilíbrio do governo em suas contas, associado a lei que garante rendimento fixo para a caderneta de poupança, podem explicar o motivo pelo qual o Brasil é campeão de taxa de juros.

2.1.3 Taxa de câmbio

O câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobre tudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para o outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para moeda estrangeira. Pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. No Brasil a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente seja a dessa moeda. A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para venda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

As taxas de câmbio praticadas no mercado de câmbio brasileiro são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes e são amplamente divulgadas pela imprensa. O banco Central do Brasil divulga, em sua página na internet, cotações diárias para as diferentes moedas. A taxa de câmbio pode variar de acordo com a natureza da operação, da forma de entrega da moeda estrangeira e de outros componentes tais como valor da operação, cliente, prazo de liquidação, etc. As taxas de câmbio divulgadas normalmente são médias apuradas para simples referência.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados à gestão do ambiente organizacional.

2.2.1 Medidas Descritivas

Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta, organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com