TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empregabilidade e o mercado atual

Artigo: A empregabilidade e o mercado atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

A empregabilidade e o mercado atual

A empregabilidade esta relacionada ao seguinte tripé: instituição, aluno e mercado, onde quando se da relação perfeita entres esses três componentes a empregabilidade é plena, porém não é isso que acontece atualmente, pois as instituições (curso) em muitos casos visa apenas o lucro não tendo por objetivo maior a qualidade dos serviços prestados, ou seja, entregam para o mercado de trabalho formandos com baixas competências. É importante salientar o papel da instituição no desenvolvimento dos indivíduos no mercado. Já a maioria dos alunos se preocupa apenas em obter a graduação não se importando em se tornar um profissional com alta capacidade e habilidades que deve possuir um gestor altamente qualificado e é exatamente esta qualificação que o mercado exigente busca. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação dos profissionais a tais fatores com a máxima celeridade possível.Por esses motivos narrados é que atualmente acontece a baixa empregabilidade no Brasil.

Nas habilidades administrativas eu entendi que:

As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas” com processos materiais ou objetos físicos concretos.

Exemplo - Vendedores necessitam de habilidades técnicas para que possam vender o seu produto. Precisam conhecer a fundo o produto para que possam convencer o seu cliente de que fará uma boa compra.

As habilidades Humanas capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.

Exemplo – Um técnico de vôlei deverá liderar a sua equipe fora da quadra para que a equipe tenha uma referência a nível motivacional para competir num torneio.

As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Exemplo – Os professores são profissionais que utilizam quase em 70% as habilidades conceituais, pois, estudam, planejam aulas e se reciclam a cada dia, através da busca do conhecimento.

Para mim que estou iniciando meu curso de adminitrador o meu objetivo é alcançar os três tipos de habilidades, pois são elementos de suma importancia no processo de liderança na identificação de um bom administrador, embora essas habilidades se evolui no decorrer do tempo da gestão.

Sim eu acho que uma das razões para a baixa empregabilidade dos recém-formados deve-se à ineficácia da formação das três habilidades para um administrador, alguns alunos só querem o diploma, com isso desenvolvem somente a habilidade técnica e não se preocupam em atualizar seus conhecimentos em busca das demais habilidades para se tornarem profissionais completos e prontos para o mercado de trabalho tão competitivo e exigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com