TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Das Embalagens Na Decisão De Compra Infantil

Ensaios: A Influência Das Embalagens Na Decisão De Compra Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As embalagens desde que iniciaram o processo de transformação vêm apresentando maior importância, o que antes era considerado objeto de proteção aos produtos, hoje passa a se mostrar um grande aliado na hora de influenciar na decisão de compra do consumidor.

Em um cenário cada vez mais competitivo, as embalagens se apresentam como grande diferencial, como apelo dos concorrentes, visto que atualmente existe um significativo número de produtos semelhantes nas prateleiras dos comércios.

O público alvo mais significativo, neste contexto, é o público infantil já que as crianças são mais facilmente influenciáveis este artigo tem como objetivo entender como as embalagens influenciam esse público na decisão de compra, além desse objetivo também tem o intuito de entender a influência da embalagem sobre o processo de compra de produtos infantis, identificar os elementos da embalagem que influenciam a decisão de compra das crianças, de acordo com a faixa etária, investigar a influência que a criança exerce sobre os pais na hora das compras e investigar como o público infantil se comporta frente a embalagens de produtos alimentícios.

A EMBALAGEM

Segundo Kotler (1998), embalagem é o conjunto de atividades de design e fabricação de um recipiente ou envoltório para um produto. Nesse conceito, demonstra-se a importância das embalagens ao levar em consideração o design que compõe as mesmas. O termo design define a atividade de planejamento e projeto relativos à linguagem visual (PEREIRA, 2003), ou seja, o design é aplicado às embalagens de maneira pensada e tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores e gerar uma percepção favorável dos mesmos, em um cenário repleto de produtos similares encontrados nos supermercados.

Ou seja, a embalagem deixou de ser mera proteção ao produto e passa a ter seu objetivo focado em chamar a atenção do consumidor nos pontos de vendas influenciando-os na decisão de compra, onde muitas vezes compõem a identidade do produto, tornando-se símbolo da marca.

De acordo com Pereira (2003), as embalagens podem ser de dois tipos: de consumo e de transporte. A de consumo é aquela que mantém contato direto com o consumidor, exercendo, entre outros aspectos, seu papel persuasivo e de comunicação. A embalagem de transporte serve para proteger um conjunto de embalagens de consumo, como para embalar produtos individualmente ou a granel.

As embalagens são então consideradas grandes ferramentas do marketing, diferenciado da propaganda no contexto em que, as embalagens estão presentes no exato momento da compra, onde a compra realmente é efetivada, e a propaganda somente estimula desejos e vontades, outra vantagem é no custo investido, pois é mais caro investir em propagandas do que em embalagens como forma de comunicar o produto.

Para garantir sucesso no mercado é essencial que o produto tenha uma boa embalagem, é ela quem agrega valor ao produto final, fazendo-o ficar mais atrativo aos olhos do consumidor.

DESING, SEMIÓTICA E ETÉTICA: APLICAÇÃO NA EMBALAGEM.

As embalagens com um bom Desing podem virar objeto de arte, porém o fator importante do desing é a compreensão da linguagem visual do produto.

Já os conceito de semiótica e estética se alheiam ao Desing pois são eles que criam a percepção favorável e fazem os produtos chamarem a atenção dos consumidores, visto que o universo infantil é rodeado de ícones e símbolos e as crianças são muito influenciadas por eles, a semiótica é de fundamental importância. A estética mexe com o emocional das crianças, fazendo com que elas queiram muito o produto. Esses fatores influenciam demais na decisão de compra, pois as crianças agem por instinto, emoções e impulso.

Ou seja, formas, cores, imagens, símbolos, devem ser muito bem empregados nas embalagens, pois os consumidores compram a embalagem e não o produto, eles esperam diferencial, então quanto mais diferente e inovador for a embalagem, mas atenção ela chamará ao consumidor. Um exemplo é o appetite appeal,ou seja, usar de imagens dos produtos alimentícios prontos para o consumo de maneira muito saborosa, despertando a vontade de degusta-lo.

A CRIANÇA E A EMBALAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Nas embalagens destinadas ao público-infantil, a inclusão de personagens, brindes, jogos, brincadeiras, adesivos, figurinhas e artigos desse gênero constituem um atrativo extra para a venda do produto. Para se atingir o público infanto-juvenil, é necessário identificar corretamente a faixa etária, segmentando de maneira correta e coerente, levando em consideração as diferenças de idade. Nas embalagens de produtos alimentícios destinados ao público infantil são utilizados cores fortes, mascotes e personagens, para aguçar o desejo das crianças em consumir tal produto.

Mestriner (2002) fala que as crianças de hoje participam ativamente das atividades de consumo e das decisões de compra dos produtos voltados para ela. Em relação à decisão de compra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com