TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infraestrutura de TI nas Organizações

Por:   •  10/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA GESTÃO EMPRESARIAL

A decisão de Infraestrutura de TI nas organizações

CAMPINAS, SP

2022


RESUMO

Com a realidade imposta pela COVID 19, muitas empresas tiveram que se adaptar a esta realidade com o trabalho remoto, e com isso descobriram que não precisavam mais de numerosos e extensos escritórios, mas sim uma base bem consolidada com uma rede adequada para todos os usuários. Para termos uma boa base, precisamos passar por alguns conceitos, onde serão vistos os tipos de rede que existem e quais suas utilidades, para então entender qual o desafio que a empresa precisa enfrentar, principalmente na infraestrutura de TI, passando pelos tipos de rede e cloud computing.

Palavras-chave: Infraestrutura de TI. LAN. MAN. WAN. Cloud Computing.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        12

2        DESENVOLVIMENTO        13

2.1        Infraestrutura de TI        13

2.1.1        Tipos de Rede        14

2.1.2        Cloud Computing        17

3        CONCLUSÕES        20

REFERÊNCIAS        21


  1. INTRODUÇÃO

Fazer todo o planejamento da infraestrutura de TI[1] de uma empresa com eficiência é determinante para o andamento das atividades de todos os departamentos e a tomada de decisões mais assertiva.

É fato que todo indivíduo que trabalha em uma empresa é impactado diariamente pela infraestrutura de TI. Isso inclui a nuvem. Afinal, muitas vezes a infraestrutura na qual um aplicativo está sendo executada é ignorada, desde que tudo esteja funcionando. Com a tecnologia de hoje, nos acostumamos a simplesmente confiarmos

Porém, existem situações em que o banco de dados não apresenta um bom desempenho. É nesse ponto que saber como funciona a infraestrutura de TI pode ajudar a determinar o que está errado com o aplicativo. Portanto, um entendimento básico sobre como funciona a área de TI só melhorará a performance dos aplicativos. Afinal, compreendendo o ambiente sob a aplicação, é mais fácil entender o que pode causar possíveis problemas.

Dessa forma, podemos dividir a infraestrutura de TI em três componentes principais: computação, rede e armazenamento. Ou seja, qualquer dispositivo da infraestrutura de TI é composto por esses componentes. Inclusive máquinas virtuais e aplicativos. Contudo, a infraestrutura de TI inclui alguns outros componentes essenciais.

Uma infraestrutura de TI organizada, com backups periódicos, reduz os riscos de ter que lidar com imprevistos. Além disso, é possível encontrar soluções mais rápidas por meio de planos de recuperação, caso essas falhas ocorram.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Infraestrutura de TI

O termo infraestrutura tem sido usado ao longo da história para descrever as estruturas grandes e complexas de projetos militares, projetos civis e serviços públicos (GAIDARGI, 2019).

A tecnologia evoluiu da computação básica para a internet e além, as operações de negócios rapidamente se tornaram dependentes da tecnologia. Dessa forma, com o tempo, a infraestrutura de TI tornou-se uma espinha dorsal dos negócios.

Hoje, o termo é usado para abranger as bases, os componentes estruturais e os relacionamentos cada vez mais crescentes das estruturas de negócios integradas. O termo, tirado do francês infra, significa abaixo. Isso destaca que uma base sólida é necessária para apoiar uma estrutura organizacional forte.

A infraestrutura de TI consiste em todos os elementos que suportam o gerenciamento e a usabilidade de dados e informações. Estes incluem o hardware físico e instalações, como data centers, armazenamento e recuperação de dados, sistemas de rede, interfaces legadas e software para suportar os objetivos de negócio de uma empresa. A estrutura também inclui contratação, treinamento, políticas, testes, processos, atualizações e reparos.

Para iniciar sobre a problemática que uma empresa enfrenta para que todos os funcionários possam ter uma deve-se entender como funciona a infraestrutura de TI, que consiste na combinação de hardware, software, rede e recursos humanos que permitem que uma organização forneça serviços de tecnologia da informação a pessoas de uma organização.

Existem vários componentes-chave na infraestrutura de TI. O mais óbvio é o hardware. Afinal, sem hardware, é impossível ter serviços de TI. Ou seja, uma organização precisa de computadores desktop, servidores, roteadores, switches e outros equipamentos.

Contudo, o hardware é inútil sem o software. Ou seja, o software é tão importante para a infraestrutura de TI quanto o hardware. O software típico de uma organização inclui aplicativos de produtividade, planejamento de recursos empresariais (ERP[2]) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM[3]). Alguns desses aplicativos podem ser comprados na prateleira e outros podem ser desenvolvidos pelo departamento de TI. Tudo depende das necessidades da organização.

Atualmente, a internet é essencial para a condução de negócios modernos. Por isso, a conectividade de rede tornou-se fundamental. Afinal, os funcionários dependem de e-mail[4], acesso à web e até mesmo de seu serviço telefônico por meio do VoIP[5]. Portanto, uma conexão de rede é uma necessidade absoluta. Além disso, pense em quantas outras máquinas precisam ser conectadas juntas. Isso significa executar fios e configurar hubs de rede, switches e roteadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com