TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação e Competitividade

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO DOM CABRAL

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

 PARTICIPANTE: Sandro Lucio Gomes Queiroz

DISCIPLINA: NEG302 Inovação e Competitividade 

PROFESSOR: Rodrigo Baroni de Carvalho

1 – Na inovação fechada à companhia busca controlar a PI (Propriedade Intelectual), de forma a evitar que os concorrentes possam lucrar de suas ideias, enquanto que na inovação aberta é permitido que ideias, propriedade intelectual e indivíduos possam fluir livremente de dentro para fora e de fora para dentro.

Na inovação aberta é permitido adotar estratégia de repassar projetos a investidores externos, consequentemente dividir eventuais ganhos com terceiros, enquanto que na inovação fechada, para obter lucros com P&D é necessário realizar as descobertas, desenvolvê-las e comercializá-las por conta própria.

Em se tratando da inovação aberta, fazer o melhor uso das ideias internas e externas é de fundamental importância para que se consiga vencer, enquanto que na inovação fechada se dá importância apenas para as ideias internas.

2- 5ª medida: crie domínios abertos para reduzir custos e ampliar a participação

Criada por iniciativa dos laboratórios Biolab e Eurofarma com objetivo de desenvolver novos produtos com o uso de nanotecnologia, a empresa de tecnologia farmacêutica Incrementha nasceu na incubadora da Universidade de São Paulo – USP. Além de dinheiro, os dois laboratórios deram apoio jurídico, regulatório e administrativo ao negocio. A Incrementha pretendia entregar os primeiros produtos ao mercado no quarto ano de vida(2010) que seriam comercializados pela Biolab e Eurofarma. Em 2008 foi investido 7 milhões e outros 8,5 milhões estavam previstos para 2009. As vantagens estão são a proximidade com universidades e centros de pesquisa no país e também a agilidade que tem uma pequena empresa por não ficar subordinada a estrutura burocrática de uma grande companhia.

3 - Problema cultural: A diretoria tem uma visão bem fechada, acredito que dificilmente eles aceitariam compartilhar conhecimento com empresas concorrentes.

Recursos financeiros: A empresa não tem recursos para investir por conta própria em P&D, seria necessário fazer parceria com outra(s) companhia(s).

Aversão ao Risco: Ao investir em projetos de P&D sempre há riscos e os gestores da empresa precisam está propensos a risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com