TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integraçao Do Idoso Na Familia Em Almenara

Trabalho Escolar: A Integraçao Do Idoso Na Familia Em Almenara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DEBORAH PIRES SILVA

A INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA DO IDOSO EM ALMENARA - MG

Almenara

2012

DEBORAH PIRES SILVA

A INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA DO IDOSO EM ALMENARA - MG

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatorio II.

Prof. Adarly Rosana Moreira Goes

Almenara

2012

1 INTRODUÇÃO

A integração da família na vida do idoso é de extrema importância para que ele possa ter uma vida saudável e tranquila, o aconchego familiar é essencial para corpo e mente saudável.

O Estatuto do idoso no art. 3° estabelece: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar o idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito avida, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, a cidadania, a liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”.

De acordo cm Winnicott (1975) Ele diz que é preciso que a pessoa, neste caso, da terceira idade, se sinta capaz de brincar, de criar, não ficando parada na vida, sem ação interna ou externa. A pessoa precisa sim, acreditar que ainda é capaz de produzir, de criar e sentir confiança em si mesma e no outro.

A família e a sociedade precisam descobrir a importância e seus deveres diante do idoso, não enxerga-lo como uma fonte de renda, usando sua aposentadoria para manutenção de sua família, dentre outros desvios cometidos pela sociedade e pela família do idoso. A família bem estruturada evita dentre esses males outros maiores.

O contato familiar preserva o seu autoconhecimento.

2 JUSTIFICATIVA

Segundo uma pesquisa realizada por Prado e Petrilli (2002), os principais motivos da admissão de idosos em asilos é a falta de respaldo familiar relacionado a dificuldades financeiras, distúrbios de comportamento e precariedade nas condições de saúde.

A partir do estagio realizado no CRAS percebe-se o descaso e as dificuldades para o cumprimento das leis que protegem o idoso. As famílias procuram ajuda-los a resolver o que fazer com o idoso, em sua grande maioria tentando se isentar de tal responsabilidade.

Os idosos são inseridos em asilos ou abrigos por muitos motivos mas em sua grande maioria os filhos é que determinam essa situação .

Falta uma estrutura melhor para atender essas famílias, conhecimento e força de vontade para solucionar os problemas ou ao menos ajuda-los. O direito dos idosos muitas vezes fica no papel, precisando de alguém que os coloque em pratica que os faça valer.

O abandono de atividade pode ser dramático, pode ocorrer à diminuição da autoestima, sentimento de exclusão e insegurança, e sente-se privado de suas metas e projetos de vida, pois se encontra distante das relações nas quais sua historia de vida foi construída.

Bosi complementa que, “A noção que temos de velhice decorre mais da luta de classes que do conflito de gerações. É preciso mudar a vida, recriar tudo, refazer as relações humanas doentes para que os velhos trabalhadores não sejam uma espécie estrangeira (...) a mulher, negro, combatem pelos seus direitos, mas o velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele”.

Neste estudo a importância do brincar pode ser vista de forma relativa, sempre associada ao fato de que as atividades lúdicas foram desenvolvidas no contexto grupal o que criou condições de diálogo e troca de experiências.

3 OBJETIVOS

Desenvolver um trabalho com os idosos pelo fato de perceber que O CRAS não desenvolve nenhuma atividade que favorece a saúde mental e psicossocial dos idosos, com isso essa tende oferecer uma qualidade de vida melhor. Segundo Estatuto do Idoso capitulo V art. 20, “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

Segundo Salgado (1995,p.85) a atividade social é em si e por si benéfica e produz uma maior satisfação com a vida. Sendo assim, afirma-se que, para que o idoso atinja uma melhor qualidade de vida, é necessário estarem sempre exercitando a atividade física e mental, é essa dinâmica que hoje favorece os movimentos sociais de idosos.

3.1 OBJETIVO GERAL

Promover atividades que contribua para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Promover a qualidade de vida. Mas, principalmente, a preservação do prazer e alegria em todos os seus aspectos. O prazer de ter a aceitação de seus limites, o prazer de interagir com os moradores e os funcionários, o prazer da satisfação dos desejos na medida do possível e aceitável, o prazer de compartilhar e de aprender.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Desenvolver novas habilidades e interesses;

b) Treinar capacidades intelectuais, funcionais, cognitivas e a coordenação motora;

c) Contribuir pra o desenvolvimento do sentimento de valorização dos idosos atendidos

d) Trabalhar o sentimento do abandono;

e) Estimular autoimagem e autoestima;

f)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com