TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Idoso E A Familia

Exames: O Idoso E A Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

O IDOSO E A FAMILIA

THE ELDERLYN AND FAMILY

1.Patrícia MARIA

2.Zilani CRISTINA

3.Letícia de ATAIDES

Universidade paulista – UNIP

Curso de enfermagem

RESUMO

A população idosa do Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, estima-se que em 2020 15% da população será considerada de idosos. Contudo isso os idosos possuem habilidades físicas, motoras e emocionais debilitadas com o passar dos tempos, trazendo assim perigo para sua qualidade de vida. A família que tem um idoso inserido em seu meio precisa estar preparado para lidar com os cuidados prestados e garantir a sobrevivência humanizada desse idoso.

palavras chave: idoso, família, humanização.

ABSTRACT

The elderly population in Brazil has grown considerably in recent years, it is estimated that in 2020 15% of the population of seniors will be considered. Yet that seniors have physical, emotional and motor skills impaired with the passage of time, thus bringing danger to their quality of life. A family that has an inserted elderly in their midst must be prepared to deal with the care and ensure the survival of humanized elderly.

Key words: elderly, family, humanization.

METODOLOGIA

Este trabalho é um estudo descritivo, extraídos de três artigos especializados no assunto e disponíveis na internet.

OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo abordar os principais pontos de convivência entre o idoso e sua família, abordando as principais dificuldades enfrentadas no cuidado a esse idoso/paciente e buscando entender a forma de comportamento e enfrentamento vivenciados por ambos.

INTRODUÇÃO

Os idosos sofrem modificações físicas, motoras e emocionais ao longo de sua vida, mudanças essas que influenciam na sua qualidade de vida. Muitos idosos se sentem incapazes e debilitados ao ponto de dependerem de alguém para lhe prestar os cuidados necessários, cuidados esses que muitas vezes são negligenciados. A família constitui um eixo muito importante para esse idoso, transformando o lar em um lugar que proporciona carinho e cuidados humanizados e deixando o idoso mais seguro. A família é muito importante para realizar um cuidado mais eficaz com o idoso e trazendo um melhor resultado nesse cuidado, principalmente para o idoso portador de alguma doença crônica que necessita de um cuidado mais elaborado. Mas muitas vezes essas famílias e seus idosos estão expostos a vários contigentes de riscos, não só os riscos físicos mas também riscos emocionais, onde os mesmos deveriam ter um suporte por parte dos profissionais de saúde para orientá-los como cuidar e tratar seus idosos.

A Família e sua relação com o idoso

A família se torna muito importante para o idoso no momento que o mesmo se torna dependente, buscando assim designar um membro para realizar esse cuidado, esse membro é chamado de cuidador. O cuidador desenvolve um papel centralizador na vida desse idoso, por que muitas das vezes o idoso deposita nesse cuidador o papel de manter a sua sobrevivência e melhorar a sua qualidade de vida. A maioria desses cuidadores é representado por mulheres que vem de esposa, seguido por filha e por fim representado por outros graus de parentesco.vale destacar que embora a família se torna importante no aspecto de cuidar, nem todos os idoso tem família e ficam a mercê dos cuidados da

sociedade, cuidados esses que muitas vezes não são garantidos e prestados, levando o idoso a um estado de sofrimento além de físico, mas também de sofrimento psicológico. Esses idosos alem de conviverem da ajuda do estado ou de instituições como os abrigos tem que enfrentar seus medos, enfrentar suas limitações físicas, tem que lidar com outras doenças psicológicas como a depressão, agravando ainda mais o seu estado de saúde.

Muitos cuidadores se deparam com as dificuldades de cuidar de um idoso, primeiro, que muitos cuidadores tem que deixar de lado seu lado profissional para se dedicar com mais tempo na assistência, muitos cuidadores se deparam com a falta de conhecimento sobre como cuidar de um idoso e acerca do conhecimento sobre a doença instalada, tem a dificuldade financeira, por que cuidar de um idoso requer muitos gastos, gastos esses que muitas vezes são bancados pelo próprio idoso, utilizando-se da sua aposentadoria. Nesses gastos estão incluso a compra de remédios, alimentação que tem que ser diferenciada, gastos com roupas e artigos de higiene e gastos com as despesas da casa. Essas dificuldades trazem para o cuidador e para o idoso um desgaste mental muito grande e coloca a convivência em familia em conflito, diante do fato, muitas famílias preferem colocar seus idosos em instituições acolhedoras, para que as mesmas assumam os cuidados.

Muitas instituições não oferecem o que é necessário para suprir as necessidades dos idosos e oferecem serviços muitos precários, colocando a saúde dos idosos em risco. Muitos idosos são maltratados nessas instituições, a família deixa de lado, e não existe uma fiscalização rigorosa nesses locais deixando-os à mercê de serviços ineficientes e sem estruturas; é claro que não se deve generalizar, ainda existe muitas instituições sérias que tratam os idosos acolhidos com todos os cuidados necessários e humanizados, substituindo os cuidados que seriam prestados pelos familiares.

RESULTADOS E DISCURSÃO

A política nacional de saúde do idoso visa garantir a assistência à saúde do idoso por meio da educação, promoção e prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com