TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução da Massa do Cadinho

Por:   •  29/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os termos "massa" e "peso" são usados em conversas comuns, mas as duas palavras não significam a mesma coisa. A diferença entre massa e peso é que a massa é a quantidade de matéria em um material, enquanto o peso é uma medida de como a força da gravidade age sobre essa massa.

As balanças são definidas por altos níveis de exatidão e precisão em testes analíticos e análises quantitativas. Utilizados em diversas aplicações, eles são divididos em subcategorias, de acordo com sua legibilidade. A balança analítica é um modelo que tem como característica principal fornecer uma pesagem exata e específica em relação ao peso de um objeto ou determinado componente. É projetada para medir pequenas massas com grande precisão. São extremamente sensíveis, capazes de medir quatro casas decimais à direita do ponto decimal (0,0001g).        

O objetivo da pesagem de objetos a massa constante é secar completamente uma amostra aquecendo toda a água. Isso garante que a massa da amostra seja apenas da amostra e não inclua uma quantidade variável de água. A única maneira precisa de determinar se uma amostra está seca é secar a amostra de peso constante.

Um dessecante é um recipiente hermético que mantém uma atmosfera de baixa umidade. É usado tanto para o resfriamento de objetos aquecidos quanto para o armazenamento de objetos secos que não devem ser expostos à umidade normalmente presente na atmosfera.

Os erros cometidos em análises gravimétricas geralmente se relacionam com a pureza do constituinte isolado. Na maioria das vezes, os compostos precipitados são excepcionalmente insolúveis, e o erro resulta da inadequação da precipitação. Os erros podem ser também instrumentais, ambientais e processuais.

O objetivo deste experimento é analisar o efeito de tratamento térmico do cadinho para a exatidão e precisão de experimentos de gravimetria, usar uma balança analítica, operar uma mufla com segurança e manusear um dessecador.

Materiais e métodos

Equipamentos: balança analítica, mufla, dessecador.

Vidrarias e acessórios: 1 cadinho, 1 pinça para mufla, 1 par de luvas de proteção.

  1. Identificar o cadinho com uma marca.
  2. Pesar o cadinho em uma balança analítica. Anotar o valor da massa na Tabela 2.1. Obs: Registrar as especificações da balança utilizada.
  3. colocar o cadinho em uma mufla por 1 h em uma mufla previamente regulada a 950°C. Obs: Utilizar luvas e óculos de proteção específicos.
  4. Após finalizar o aquecimento, abrir a porta da mufla levemente para evitar correntes de convecção bruscas no seu interior.
  5. Com o uso de uma pinça adequada, colocar o cadinho sobre uma tela de amianto até diminuir a temperatura. Um seguida, em um dessecador.
  6. Após resfriamento total, pesar novamente o cadinho na mesma balança em que foi pesado. Anotar o valor da massa do cadinho após o aquecimento na Tabela 2.1.
  7. Calcular a perda de massa percentual do cadinho antes e após o aquecimento. Registrar o valor na Tabela 2.1.

Referências

DE ANDRADE, João Carlos; CUSTÓDIO, Rogério. O uso da balança analítica. Revista Chemkeys, n. 3, p. 1-3, 2000.

CHANG, Raymond. Química geral. AMGH Editora, 2009.

BACCAN, Nivaldo et al. Química analítica quantitativa elementar. Editora Blucher, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com