TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  14/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Este projeto tem como intenção apresentar uma análise realizada a partir dos conteúdos propostos neste primeiro bimestre.

De acordo com o que foi proposto a empresa apresentada apresenta em sua maioria pontos positivos que revelam claramente o funcionamento do fluxo logístico e seus atributos.

 ABSTRACT

This project has as intention to present an analysis based on the content proposed in the first two months. 
According to what was proposed, the company presented offers, in the most
 positive points that clearly reveal the functioning of the logistical flow and its attributes.

This project has as intention to present an analysis based on the content proposed in the first two months. 
According to what was proposed, the company presented offers, in the most positive points that clearly reveal the functioning of the logistical flow and its attributes. 

INTRODUÇÃO:

Estarei através desta apresentar a pesquisa realizada na empresa G.Pierotti Ship Supplier ltda. Empresa essa na qual eu trabalho a três meses. O principal objetivo deste conteúdo é analisar de forma pratica os processo logísticos na qual a empresa desenvolve pontuando assim seus acertos e pontuando suas possíveis melhorias colocando em pratica todo o conteúdo aplicado tais como Fundamentos e importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicacada .

  1. Desenvolvimento

A empresa G. PIEROTTI SHIP SUPLLIER LTDA, é uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de comercio portuário, a empresa é uma fornecedora de suprimentos gerais a navios nacionais e internacionais tendo como atividade principal a comercialização atacadista de mercadorias em geral e atividade secundária o deposito de mercadorias para terceiros, localiza-se rua Mansueto Pierotti, Nº 16/40 – Valongo – Santos/SP, estrategicamente no porto de Santos, os itens fornecidos vareiam desde matérias técnicos a produtos alimentícios

  1. Fundamentos e importância da Logística

A Logística tem  um papel fundamental no que se diz respeito ao ramo comercial, não é diferente na empresa em que trabalho, a empresa trabalha com o fornecimento de provisões diversas para navios de diversos portes, entre vários tipos de itens comercializados os de maior demanda são os de alimentos  perecíveis e não perecíveis. A empresa tem se destacado ao longo dos anos por sua pontualidade nas entregas e confiança adquirida com tempo. As agências que fazem intermédio entre o comercio e os navios, priorizam as empresas que oferecem boa qualidade dos produtos e pontualidade.

Há um setor integrado que cuida de toda parte logística da empresa desde o momento da solicitação do cliente até finalmente a entrega das provisões.

O processo de compra e venda começa a partir da necessidade do cliente, quando é recebido uma Ordem de Provisão (nomeclatura utilizada para o pedido de compras do cliente), inicia-se então os procedimentos relacionados a logística, a ordem de provisão é repassada ao setor de compras que fica encarregado de realizar os orçamentos e futuras compras em tempo hábil, visto que por fornecer provisões a navios, há um tempo em que o navio permanece atracado para receber essas provisões, apesar de na maioria das vezes as compras serem “casadas” (a compra é feita na quantidade solicitada para o breve encaminhamento, não tendo estoque) há alguns itens de rápido giro e boa durabilidade que são mantidos em estoque, isso garante s rapidez no atendimento das necessidades do cliente.

Após realizado o contato com os fornecedores e tratado os prazos de entregas (todos tratados em tempo hábil para o atendimento) o setor de separação fica encarregado de receber os itens solicitados identifica-los e deixa-los a disposição para o envio, o setor de logística interna monitora os acontecimentos desde de o pedido de compras até a entrega dos itens, identificando se houve faltas por meio dos fornecedores, no caso de faltas de itens é passada a informação para o setor de compras que ira verificar o porque da falta e se haverá a necessidade de encaminhar a solicitação a outro fornecedor. Há casos em que os fornecedores não podem efetuar as entregas, nesses casos o setor de logística interna é responsável por programar a coleta destes itens em tempo hábil.

Enquanto os itens solicitados pelo cliente estão sendo providenciados, o setor de logística monitora a posição do cliente no caso o navio que solicitou as provisões, a entrega só será efetuando quando o navio estiver atracado e liberado para recebimento das provisões. Efetuadas as compras e consequentemente seus recebimentos, os itens solicitados pelo cliente já separados e devidamente embalados serão encaminhados para cliente (consumidor final). O setor de logística interna se encarrega de programar os horários e definir em qual frotas a entrega será realizada, analisando a quantidade e peso com a capacidade do caminhão e por fim realizando a entrega dentro do prazo.

2.1 MISSÃO LOGISTICA

Novaes (2004) diz que a cadeia logística representa uma rede de organizações, na qual, por meio das ligações dos diferentes processos e atividades, se produz valor na forma de produtos e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final. Para o autor, cada instituição é dependente da outra na cadeia, o desafio está em fazer que cooperem umas com as outras, buscando maximizar o valor na cadeia.

A empresa usa de estratégias logística para obter o produto certo, na hora certa, no lugar certo e nas condições desejas, o primordial para conseguir os itens citados é sem sombra de duvidas a pareceria com os fornecedores, conseguindo condições especiais de prazos e também de custos , com isso a empresa alcança confiabilidade garantindo maior eficiência ao atender as exigências dos clientes.

2.2 FLUXOGAMA

[pic 1]

       = Fluxo Logístico Interno[pic 2]

       = Fluxo Logístico Externo[pic 3]

2.3 FLUXO LOGISTICO

O fluxo logístico da  empresa como demostrado, apesar de ter várias etapas depende muito da agilidade de todos envolvidos visto que o tempo entre a solicitação do cliente e a entrega é de no máximo 7 dias, com isso a empresa tem que se manter entrosada tanto nos seu fluxo interno quanto no seu fluo externo, no que diz respeito ao contato com clientes e fornecedores, apesar de a empresa já estar alinhada quanto as esses detalhes ainda ocorrem algumas falhas que acabam causando um certo prejuízo, como por exemplo o cancelamento de um ordem de provisão no meio de seu processo de compras, quando uma parte dos itens solicitados já foram comprados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com