TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUTA PELO DIREITO: RESENHA

Casos: A LUTA PELO DIREITO: RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – UNINOVAFAPI.

CAMILA DE MENESES BRITO

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “A LUTA PELO DIREITO”, DO AUTOR RUDOLF VON IHERING.

TERESINA

2012

CAMILA DE MENESES BRITO

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “A LUTA PELO DIREITO”, DO AUTOR RUDOLF VON IHERING.

Trabalho de Graduação apresentado à Disciplina Hermenêutica Jurídica- 2ª Série, junto à UNINOVAFAPI, como requisito parcial para aprovação.

ORIENTADOR: Prof. José Antônio Lira Bezerra.

TERESINA

2012

RESENHA CRÍTICA

Rudolf von Ihering, romanista eminente e fundador do método teleológico, foi um dos primeiros defensores da concepção do direito como produto social. De origem alemã, estudou em diversas universidades e concluiu seu doutorado em direito na Universidade de Berlim no ano de 1842. Atuou também como professor universitário em Berlim, Basiléia, Kiel e Giessem.

A publicação da obra A luta pelo direito originou-se pela conferência realizada no ano de 1872 promovida pelo próprio Ihering. Segundo ele, o livro não se constitui numa tese de teoria jurídica pura, mas uma tese essencialmente de moral prática.

Logo na introdução da obra em análise, Ihering expõe que o direito é uma força viva, uma vez que todos os direitos da humanidade foram conquistados na luta. O direito é também um trabalho incessante, pois envolve não somente os poderes públicos, e sim uma nação inteira. O autor, tendenciosamente, desenvolve a ideia de que a luta é o trabalho do direito e tanto pelo que se diz respeito à necessidade prática, como a importância moral, a luta é, para o direito, o que o trabalho é para a propriedade.

Apresentou-se também o duplo sentido da palavra direito. O direito no sentido objetivo é o conjunto de princípios jurídicos aplicados pelo Estado ao regimento legal da vida. Já, no sentido objetivo, o direito é a transfusão da regra abstrata para o direito concreto da pessoa interessada.

Ihering faz também a alusão à teoria de Savigny, segundo a qual a formação do direito faz-se de forma sutil, livre de dificuldades como a formação da linguagem, pois não exige-se lutas, esforço e consiste no poder da convicção à qual se submetem às almas e que elas exprimem por seus atos.

Em seu movimento histórico, o direito apresenta um cenário de lutas, combates e penosos esforços. Considerando-o como causa final, colocado em meio da engrenagem caótica dos fins, o direito deve esforçar-se sempre por encontrar o melhor caminho, “terraplanando”, de acordo com Ihering, toda a resistência que lhe opuser barreiras.

Em relação à luta pelo direito subjetivo ou concreto, é um dever resistir a toda e qualquer injustiça a qual chega a provocar a própria pessoa, ou seja, à lesão do direito que tem o caráter de uma lesão pessoal. A defesa pelo direito é a lei suprema de toda a vida e manifesta-se em todas as criaturas pelo instinto da autoconservação.

No homem não se trata apenas da vida física, mas também da existência moral e uma dessas condições é a defesa do direito, e sem subsistência moral, sem o direito, regride a condição animalesca. A falta da moral no homem faz com que seja tratado como um animal, sem valor, uma vez que a moral nos diferencia das criaturas irracionais.

Aquele que possui a boa fé não põe em jogo o sentimento de justiça, o caráter e a personalidade do proprietário. Faz-se necessário, no entanto, discernir entre casos de boa fé e de intenções más, analisando o contexto. Como exemplo, o caso do herdeiro da dívida que não a nega, somente não afirma ser ele o titular desta.

A massa popular, ou seja, o povo, não compreende teoricamente o direito de propriedade, sobre obrigações jurídicas. No entanto, o direito é um sentimento inerente ao seu humano, em seu instinto, tais como a comunicação. Ambos se desenvolvem naturalmente, ao longo do tempo.

No entanto, observa-se uma diferença marcante entre as diversas classes sociais. A classe dos serviçais não podem reivindicar o sentimento de honra da mesma forma que as demais, pois sua posição em si já acarreta humilhações. Um profissional desta categoria que tem um sentimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com