TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação Educacional

Por:   •  17/4/2020  •  Dissertação  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Legislação Educacional I.

Resumo:

**A legislação Educacional revela um conjunto de prescrições legais sobre a Educação. Ela trata de todos os níveis e modalidades da educação escolar. É a somatória das regras instituídas, registradas e historicamente responsáveis pela educação.

**A educação é o ensino são ferramentas de expansão do conhecimento em relação à condição mundial. Ela proporciona maior facilidade ao homem para que analise os problemas sociopolítico e econômico de uma sociedade. Por isso a Educação é prioritária para o desenvolvimento humano.

**A legislação educacional está associada à política, economia e filosofia que rege a sociedade. Ela acompanha a realidade da organização socioeducacional de cada período histórico.

**A República herdou as dificuldades do sistema de ensino do império que frustrou as ideais positivistas. Esse fracasso gerou uma crise no setor educacional que levou à Revolução de 1930, responsável pelas mudanças na educação.

Criou-se o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde pública.

O Manifesto dos Pioneiros defendeu a educação pública, obrigatória e leiga.

**A Constituição der 1934 teve a função de normatizar todos os níveis educacionais do Brasil.

**A partir de 1942, o ensino técnico profissional brasileiro passou a possuir uma legislação específica. Foi criado o SENAI com objetivo de preparar o trabalhador para o mercado de trabalho.

**No período de 1946 a 1964 a participação popular em relação à educação teve um avanço. A Constituição de 1946 restabeleceu os princípios educacionais democráticos da Carta de 1934.

**O regime político instalado em 1964 buscou brecar os avanços populares, o povo ficou impedido de escolher seus dirigentes, as manifestações políticas foram reprimidas. Os estudantes, docentes e educadores foram reprimidos em relação as suas declarações.

Atividades de Fixação:

OBS.: Essas atividades são para serem feitas com a finalidade de que possamos minimizar as dúvidas sobre a Legislação Educacional I.

I-Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas frases abaixo:

1-( ) A gratuidade e obrigatoriedade em relação à educação elementar apareceram juntas pela primeira vez na Constituição Brasileira de 1934, promulgada no governo do então presidente Getúlio Vargas.

2-( ) O manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, defendeu novas propostas em relação à educação brasileira. Entre as principais ideias do Manifesto podemos citar a utilização da educação como um instrumento de reconstrução nacional; para tal esta deveria ser essencialmente pública, obrigatória gratuita, leiga e com segregação étnica.

3-( ) A Carta Magna de 1937, restabeleceu o regime democrático no Brasil e estabeleceu como regra “o ensino ministrado pelos poderes públicos”, embora autorizasse a iniciativa particular no âmbito educacional.

4- ( ) A gratuidade e obrigatoriedade em relação à educação elementar apareceram juntas pela primeira vez na Constituição Brasileira de 1934, promulgada no governo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com