TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Da Leitura E Escrita Nas séries Iniciais

Trabalho Escolar: A Construção Da Leitura E Escrita Nas séries Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 15

A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INÍCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lucicleide Moreira de Santana Silva

Luzia Helena C. Squinca

RESUMO

No processo da psicogênese da leitura e escrita considera-se importante o processo que perpassa pelo meio escolar e analisa o ensino aprendizagem da leitura e escrita, para tanto o desenvolvimento da escrita e no processo dessa construção do sentido é necessário que a leitura se faça presente. Nosso objetivo é abordar aspectos que fazem parte das habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Como também a forma de estudo por parte de muitos educadores na contribuição do desenvolvimento humano no processo escolar no ensino aprendizagem que possivelmente podemos considerar a elaboração das resoluções dos conflitos gerados pelos desafios dos indivíduos seja ele dentro ou fora da instituição escolar, voltada para prática pedagógica desenvolvendo uma contribuição na formação do educando de maneira contextualizada e de forma interdisciplinar considerando a realidade local. Explorando atividades extra- classe, como forma metodológica do ensino aprendizagem que expõe o conhecimento dos educandos e desenvolvem suas habilidades em diversificados ambientes de acordo com sua interpretação instigando o seu primordial conceito de evolução, atraindo e permitindo assim a participação da comunidade e também da família na escolar, objetivando a educação de forma clara e construtiva levando o aluno a raciocinar e definir seu conceito de estudante quanto a sua posição de aluno tornando-se critico em suas decisões e opiniões. A inserção maior ou menor de cada aluno na cultura escrita pode ser apontada como um fator importante para o progresso da alfabetização como uma consequência da aprendizagem da língua escrita na escola.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Desenvolvimento. Escola.

ABSTRACT

In the process of psychogenesis of reading and writing is considered important to the process that moves through the school and analyzes the teaching and learning of reading and writing , both for the development of writing and the process of this construction of meaning is necessary for the reading to make this . Our goal is to address aspects that are part of reading and writing skills in the early elementary school years . As well as the form of study by many educators in contributing to human development in teaching learning process in school we can possibly consider drafting resolutions of conflicts generated by the challenges of individuals be it inside or outside of the school , facing pedagogical practice developing a contribution to the education of the student in context and interdisciplinary manner considering the local situation . Also exploring extra- class activities , as a methodological way of teaching and learning that exposes learners ' knowledge and develop their skills in diverse environments according to their interpretation prompting their primary concept of evolution , attracting and allowing the participation of the community and the family in school , aiming at education in a clear and constructive way leading the student to think and define his concept of student as to its position of student becoming critical in their decisions and opinions . The greater or lesser integration of each student writing culture can be pointed out as an important for the progress of literacy as a result of learning the written language in school factor.

Keywords: Reading. Writing. Development. School.

INTRODUÇÃO

A educação nos dias atuais teve um avanço considerável nas perspectivas de aumentar um melhor índice de desempenho no ensino aprendizado no Brasil. É nesse processo de desenvolvimento que as escolas precisam ser vistas como um campo amplo de aprendizados, os educandos vão evoluindo de acordo com as percepções das ações cognitivas dos aprendizados. Dessa forma é possível inserir alunos nos primeiros anos do ensino fundamental desenvolvendo hábitos de leitura através de contos, fábulas e outros conhecimentos literários, onde as especificidades dos alunos se caracterizam pela sua evolução principal no processo da psicogênese da leitura e escrita onde a criança é o alvo principal que deve ser almejado por vários aspectos para ser considerados e obter um bom resultado para chegar aos tão almejados objetivos de estabelecer relações entre a leitura e escrita no desenvolvimento desejado e alcançando respostas para os conflitos e a partir daí verificar a importância da construção da leitura e escrita nos anos iniciais.

É possível envolver educadores no foco do desenvolvimento do ser humano principalmente aqueles que encontram dificuldades para atingir alguns aspectos importantes na vida de estudantes como leitura e escrita: para tanto surge questionamentos como: qual sua prática pedagógica ao propor a construção da leitura e escrita nos anos iniciais? Esse processo é amplo e significativo, pois é preciso usufruir de muitas informações para trabalhar nesse campo árduo que motiva muitos estudiosos a descobrir o motivo desse insucesso dessas crianças, que aparentemente são crianças ditas normais. A falta de leitura tem dificultado a aprendizagem nos anos iniciais no que se refere à leitura e escrita no ensino fundamental.

Atualmente a escolaridade se inicia na educação infantil, pois, é de fundamental importância para descobrir a capacidade da criança com relação aos estudos, salientando que essa descoberta esta apropriadamente nos anos iniciais, que é por onde irá se caracterizar com mais eficácia se é ou não realmente uma deficiência ou apenas não chegou o seu devido tempo de aprender. Acredita-se que toda criança tem seu tempo para desenvolver suas habilidades.

Mas também não podemos descartar a hipótese que nos anos iniciais, nota-se algo diferente em algumas crianças como: desatento as coisas que o rodeia, timidez, e outros que ao longo do tempo aponta uma insuficiência na demonstração de seus conhecimentos claro que não é 100% eficaz pois a criança esta no seu processo de desenvolvimento pessoal e social.

É preciso que os educadores se envolvam nesse estudo para o crescimento da aprendizagem que deverá ocorrer nessas crianças de uma forma significativa, buscando diversidades para lidar com esses casos em sala de aula, valorizando a base mínima do aprendizado tanto nos rabiscos escritos como na oralidade. Adotar como metodologia a literatura infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com