TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  25/4/2015  •  Monografia  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – MÓDULO VI

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Tangará da Serra-MT.

2008

ACADEMICO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Tema de Atriculação do Eixos Temáticos - TCC – Módulo VI.

Orientador: profª. Sandra Regina dos Reis Rampazzo

Tutor eletrônico: Valéria Vacario

Tutor de sala: Elisangela Gonçalves Coelho

Tangará da Serra-MT.

2008

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

2.1CAPÍTULO 1 - HISTÓRICO DA LEITURA.............................................................5

2.2 CAPÍTULO 2 – LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INICIAL..........8

3 METODOLOGIA 12

4 CRONOGRAMA 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Aprender é, para cada criança, um processo social de construção dos significados em seus encontros e interações com as idéias, as pessoas e os acontecimentos, pois nos dias atuais, ser professor significa desenvolver nos educandos as competências necessárias para se incluírem na sociedade, ou seja, para que sejam capazes de gerirem suas vidas nos âmbitos pessoal, profissional e social.

Querendo ajudar os alunos a ter o hábito da leitura é que resolvi fazer minha pesquisa voltada para a leitura nas séries inicias, podendo observar essas dificuldades em algumas crianças muitas vezes não se encontra uma maneira prazerosa de fazê-las ler. Em algumas é vista uma maior dificuldade, nesses casos não há como ajudar os educadores que trabalham desde o início sem obter um grande resultado. Quando a criança escreve bem ela também desenvolve a leitura com sua capacidade visual sem se atropelar.

O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo de fazer uma reflexão da Importância da Leitura nas Series Iniciais e para que isso aconteça a pesquisa será bibliográfica em livros, jornais, revistas e em bases confiáveis da Internet.

Como suporte teórico vamos recorrer a Paulo Freire, Bamberger, Teberosky, Ana Cardoso e Beatriz entre outros. Espero que, ao final desse trabalho possa ter ampliado mais a nossa base conceitual sobre a Importância da Leitura nas Series Inicias e a sua relevância na formação do caráter e da personalidade dos indivíduos nas relações socais.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 CAPÍTULO 1 - HISTÓRICO DA LEITURA

Ler é uma atividade extremamente complexa e envolve problema não só semânticos, culturais, ideológicos filosóficos, mas até fonéticos. Podemos ler seqüências de numerosa de maneiras diferentes dependendo da dificuldade não basta ensinar só as relações matemáticas é preciso ensinar também o português que a matemática usa. Dessa forma tudo que se ensina na escola esta diretamente ligada a política para ela se manter e se desenvolver. Paulo Freire (1982:19), é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão cientifica do problema traz sua colaboração.

A leitura é a realização do objeto da escrita quem escreve, escreve para ser lido. “Daquele contexto o do meu mundo imediato fazia parte, por outro, o universo do da linguagem dom mais velho, Paulo Freire” (1982:12).

Às vezes requer um trabalho de descobertas como a busca do saber cientifico.Outras vezes requer uns trabalhos pacientes, perseverantes, desafiador, semelhante á pesquisa laboratorial.

“Não significa dever a ajuda do educador anular a sua criatividade na construção de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem: Paulo Freire” (1982:19).

Portanto independentemente da classe social e da condição de vida a leitura tem a sua importância para todos.

A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo vinham através da leitura do mundo.Depois voltaram a eles, inseridos no que se chamou de condições, que são representações da realidade. È ter a capacidade de se relacionar com aquilo que é novo dando significação e transformado em uma nova postura social, política e cultural enfim, ler é a compreender um fato da realidade.

“Precisamos ir além dele. Precisamos conhecer melhores as coisas que já conhecemos e conhecer outras que ainda não conhecemos”, Paulo Freire (1982:71).

2.1.1 O que é leitura

O ato da leitura é considerado dentro do processo ensino aprendizagem uma ação indispensável para o desenvolvimento critico e intelectual do aluno. E para que o mesmo adquira a prática de ler é necessário que se faça um trabalho de base, constituindo um alicerce de sustentação na formação de cidadão participativo e consciente dos problemas existentes no meio do qual faz parte. De acordo com Smith (1999:14): As crianças passam os primeiros anos de sua vida resolvendo problemas constantemente. Elas nascem aprendendo: se não há para aprender, se aborrecem e deixam de prestar atenção. Não precisamos treinar as crianças para aprender ou mesmos explicar como aprender: nos temos que evitar interferir em suas aprendizagens. No entanto no fato de não haver nada de único sobre a leitura ou aprendizagem da leitura não significa que a criança que aprende com facilidade qualquer outra coisa não possa ter dificuldade com a leitura.

A aprendizagem da leitura é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com