TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança-Jeito Marista de Ser.

Por:   •  25/5/2023  •  Resenha  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

Liderança: Um jeito Marista de Ser[1]

Primeiro, precisamos entender a origem da palavra. Vem do inglês Leader, ou do latim AUCTORITAS, que significa "ordem, opinião, influência". Mas antes disso, você pode entender que o ato de um líder cria positivamente a psicologia e o comportamento dos seguidores. E com isso vem um líder, alguém que vai à frente e conduz pessoas, que orienta, dirige, organiza, inspira e encanta a todos à sua maneira.

Mas quando surgiu o termo liderança? Segundo Chiavenato (2003), o conceito de liderança surgiu na década de 1930 fora do âmbito da filosofia e da história. Como o conceito mais comumente usados pode ser definido como a capacidade de influenciar um grupo para atingir um objetivo, cada autor tem um estilo de liderança único. tem um conceito Os líderes devem buscar uma liderança orientada para resultados, fundamentada em seu compromisso com as metas e práticas organizacionais que promovam o bem-estar dos funcionários e, assim, melhorem a eficiência organizacional.

[2]Muitas teorias surgiram ao longo das décadas. Apareceu pela primeira vez na década de 1930. A teoria dos traços de personalidade foi uma das primeiras a ser formulada, mas foi rapidamente abandonada à medida que a pesquisa avançava. A teoria é que os líderes têm uma personalidade que os diferencia das outras pessoas. Não apenas personalidade, mas traços físicos também.

The Theory of Leadership Styles, também publicado na mesma época do livro anterior, apresenta pesquisas sobre o comportamento gerencial na tomada de decisões. Foram encontrados três tipos diferentes: Liberal, Democrata e Autoritário. Você pode facilmente identificar as características de cada tipo. Os liberais deixaram seus seguidores decidirem por si mesmos quais soluções e atitudes eram melhores. Os democratas permitiram que os subordinados participassem da tomada de decisões com seus líderes. E, finalmente, os estilos autocráticos de tomada de decisão eliminaram o envolvimento dos liderados, cabendo apenas ao líder a autoridade para tomar decisões sem interferência de terceiros. Como esses três tipos levam a conclusões e ideias diferentes sobre o estilo de cada líder, essa teoria permite aprofundar o estudo do comportamento de liderança.

A teoria situacional da liderança tenta identificar a situação em que está acontecendo e buscar a teoria mais apropriada do que está acontecendo. Ela acredita que existem milhares de situações possíveis dentro de grupos guiados e muitos perfis de líderes ao redor do mundo. Em outras palavras, o padrão não se aplica a todos, e há uma infinidade de combinações de tipos e situações de liderança que nem sempre se aplicam. Você pode desenhar um perfil de forma muito confiável. As teorias de situação mais importantes são:

Escolha do padrão de liderança: Os líderes devem escolher o padrão de liderança mais adequado para cada situação. Exemplo: Para tarefas rotineiras e repetitivas, a liderança costuma ser rígida e baseada na supervisão gerencial.

Teoria Orientada a Metas (ou Metas de Caminho): A responsabilidade de um líder é motivar os subordinados a atingirem metas pessoais e organizacionais. Os líderes são eficazes quando fazem com que recompensas dependam da realizam de metas específicas por parte dos subordinados.

Essa teoria considera dois tipos de variáveis importantes: as características pessoais dos subordinados e as pressões e exigências do meio (ex tipo de tarefas).

Que tipo de líder Marista você deve ser[3]

A autoridade moral

A única autoridade real que existe é a autoridade moral. O direito à liderança não é dado, deve ser conquistado. Ganhar a confiança dos membros do grupo permite que você demonstre liderança. Mas quando a confiança em nós como líderes é baixa, nossa autoridade é questionada. Quando descobrimos que outras pessoas se recusam a se juntar a nós quando estamos no comando de um projeto, nossa capacidade de liderança diminui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (488.2 Kb)   docx (342.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com