TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome do Projeto: “Nosso jeito de brincar”

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –

   Projeto de brinquedoteca

   

                                                         São Paulo /2013

Nome do projeto: nosso jeito de brincar

        

Público alvo: criança de ( 1 a  15 anos )

Justificativa :

A brinquedoteca hospitalar tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento biopsicossocial da criança hospitalizada, influenciando também na cura das mesmas. , por isso é fundamental para a criança que esta hospitalizada , pois as rotinas hospitalares e os protocolos de propedêutica e tratamento são impostos às na brinquedoteca pois as crianças estão livres não so para fazer suas escolhas ,mas também para que a criança possa expressar e exerce sua criatividade e ate mesmo brincar , visando não só a vivencia mas a fundamentação da teoria e da  pratica ,mas principalmente com melhora  da criança e dando maior atenção. Com a   brinquedoteca  e desenvolver um trabalho  com as crianças internadas para resgata a importância do brincar e na recuperação da mesma

E essencial que os profissionais que atuam no projeto busquem não só a aplicação mas  o principal objetivo e o resgate da saúde e a melhoria  da qualidade de vida com atividades lúdicas.

A brinquedoteca  é, sem dúvida, um espaço e deve desempenhar o papel de  educadores na busca de uma qualidade de vida para criança , de modo que todos possam mudar para transformar o ambiente hospitalar em um lugar prazeroso onde a criança possa se sentir  feliz.

Como educadoras, precisamos de algo concreto para sensibilizar nossa comunidade escolar, acreditando que a questão da brinquedoca no ambiente hospiltalar centra-se principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes, atividadades lúdicas , bem como no domínio de procedimentos. Parti, então, para a busca dessa conscientização, desenvolvendo o projeto “nosso cantinho”, que pode ser trabalhado com crianças de qualquer faixa etária.

fundamentação teórica:

 Toy-Library (biblioteca de brinquedo), na Inglaterra; Ludothéque, na França; Lekoteks na Suécia; no Brasil Brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo.

Lev Semenovitch Vygotsk

  • Objetivo geral:

E oferecer a criança um espaço onde possar brincar e esquecer que esta em um  ambiente  hospitalar  e com aprendendo, brincando e estimulando a criança em sua vivência lúdica.

Cronograma: O projeto será  desenvolvido no período  de 6 meses e terá  duração de 2 horas  de  atividades pedagógicas

  • Desenvolvimento / ações: logo no primeiro dia de visitar , será apresentado algumas brincadeiras para as  crianças  para que entendam  como é  feita  as atividades lúdicas
  • Musica
  •  Jogos e brincadeiras.
  • Fotos e vídeos.
  • Trabalho com artes.
  • E no final garantir o compromisso da qualidade da assistência e às crianças o exercício das atividades lúdicas, e oferece um espaço próprio e definido para as crianças brincar
  • Metodologia: Atualmente as atividades do projeto têm se caracterizado por garantir a existência de um espaço para o brincar , que faça parte da rotina diária das crinças onde todas iram participar ativamente das atividades lúdicas que ocorreram na brinquedoteca com evento e festas comemorativas como semana da criança .natal e entre outros.
  • Recursos: Os brinquedos, vídeos , livros utilizados são doados pela comunidades através de doação
  • Avaliação: Será  feita uma atividade com desenho onde as crianças possam identificar criar, inventar, transformar, construir a  suas próprias idéias .
  • Produto final:

Fotos vídeos, e uma pequena lembrança feitos por elas mesma  onde cada criança ira leva para  casa quando tiverem alta.

  • Referencias  bibliográficas

http://monografias.brasilescola.com/educacao/brinquedoteca-hospitalar-contribuicao-criancas-hospitalizadas.htm

http://www.slideshare.net/hmjmj/brinquedoteca-hospitalar-hmjmj-8339064

           http://blog.voluntariosonline.org.br/projeto-brinquedotecas-hospital-universitario-usp/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com