TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

1. Introdução

A sociedade tem exigido das empresas uma atuação mais firme nas questões ambientais, no sentido de que sejam eliminados ou reduzidos, ao máximo, os impactos originados de suas atividades. Ao longo dos anos, essa questão vem progredindo, com uma legislação e uma fiscalização mais rigorosa dos órgãos responsáveis.

Este Relatório de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA) apresenta uma avaliação dos impactos gerados na implantação e funcionamento de um frigorífico e abatedouro, o propósito desse estudo e conhecer a região aonde o projeto irá se instalar e como ele pode alterar as características do meio ambiente e o modo de vida da população dessa região.

2. Informações Gerais

2.1- Identificação do Empreendedor e Empresa consultora

Nome Fantasia Frigorífico e Abatedouro Gado forte

Razão Social Abatedouro Gado Forte Ltda.

CNPJ: 07.250.765/0001-93

IE 29341835-2

Endereço Rua Três, 164, Distrito Industrial Bela Fama - Nova Lima – MG

CEP: 34.000-000

Telefone: (31)3541-7777

Contato Geraldo Lima, E-mail: abatedourogadoforte@gmail.com

Tabela 1 - Dados do empreendedor

O frigorífico e Abatedouro Gado Forte tem como dono o empresário Geraldo Lima formado em Administração de Empresas e seu sócio José Vieira de Figueiredo formado em medicina veterinária, ambos possuem experiências no ramo de frigorífico.

Para o desenvolvimento das obras e criação do projeto do empreendimento, foi contratada a empresa de consultoria Tenpro, dados via tabela 2.

Nome Fantasia Tenpro.

Razão Social Técnica de Engenharia e Projeto Ltda.

CNPJ: 4021380000100.

Endereço Rua Levi, 43- 5° andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte– MG

CEP: 30260-000

Telefone: (31) 3241-2402 E-mail: atendimento@tenpro.com.br

Técnico Responsável Marcelo Silva Junior,Engenheiro Ambiental.

Tabela 2 - Dados da Empresa consultora

A Tenpro- Técnica de Engenharia e Projeto Ltda. Foi criada em 1990 e tem o compromisso de gerar negócios e oportunidades no campo da Engenharia Consultiva e Arquitetura. Durante seus 25 anos de atuação, a empresa construiu um extenso e diversificado portfólio de projetos nacionais e internacionais e está habilitada a desenvolver serviços de qualidade em diversas áreas da Engenharia e Arquitetura.

2.2-Tecnologia a ser implantada na empresa

A empresa conta com uma tecnologia moderna 100% Brasileira.Os materiais a ser utilizados pelo frigorífico seguem listados abaixo:

Câmaras frigoríficas; Tanques de inox; Lavadoras rotativas; Equipamento para vísceras; Separador manual de mandíbula; Equipamento para retirar o couro; Plataformas elevatórias e fixas; Serras elétricas; Calha, chutes, guia para caixas; Corte suínos; Desossa bovinos; Desossa suínos; Calha respingos; Dispositivos acessórios; Mesas transportadoras, transportador de Bandeja, de arraste, roletes, de retorno superior; Trilhos aéreos e helicoidais; Balanças eletrônicas de grande porte com etiquetador; Utensílios em geral (mesas, bancadas, facas, carrinhos manuais de inox); Móveis e equipamentos de escritório.

2.3 – Objetivos

O objetivo é a implantação de um frigorífico e abatedouro na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, e estudar os impactos ambientais causados pelo projeto no ponto de vista econômico, ambiental e social, por meio da caracterização do projeto, estudo da área a sofrer modificações e as mudanças no meio social e econômico da população local.

2.4 - Histórico do empreendimento

A ideia de desenvolver o projeto do frigorífico veio do administrador de empresas Geraldo Lima, que trabalhou 25 anos em um abatedouro no Sul de Minas. Ele sempre sonhou em ter seu próprio abatedouro eatravés do programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profig) ele viu uma oportunidade de realizar seu sonho, juntamente com seu sócio, José Vieira de Figueiredo, formado em medicina veterinária.

O programatem o objetivo de incentivar, pequenos empresários a investir em frigoríficos, pois há uma grande deficiência nas pequenas cidades de Minas Gerais, pois o estado exporta aproximadamente para30 países e a atividade se tornou um dos principais itens da balança comercial do agronegócio mineiro, enquanto o abastecimento de carnes, especialmente em cidades e comunidades de pequeno porte, se baseia, em grande parte, na atividade informal desenvolvida em unidades de abate de reduzida capacidade, construídas e operadas com baixo nível tecnológico.

O Frigorífico e Abatedouro Gado Forte surgiu para levar uma alimentação saudável nos lares dos brasileiros, com produtos de alto nível de qualidade e higiene, para garantir a satisfação total dos clientes, bem como a segurança à saúde.

2.5-Justificativa para implantação do Frigorífico e Abatedouro Gado Forte.

As principais justificativas para a implantação do empreendimento na cidade de nova Lima são de ordem: locacional, socioeconômica e ambiental.

Locacional

O local escolhido conta com uma localização privilegiada, as vias de acesso da cidade são próximas as rodovias que ligam à capitalaos principais centros econômicos do país, e uma área industrial em um bairro afastado do centro da cidade, onde não há moradores próximos. O meio ambiente da região tem características favoráveis ao projeto e a legislação ambiental permite que o projeto se instale.

Socioeconômica

A população local será influenciada diretamente no âmbito social e econômico, pois o empreendimento irá gerar novos empregos e renda contribuindo parao crescimento na economia da cidade.

Ambiental

O meio ambiente da região tem características favoráveis ao projeto e a legislação ambiental permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com