TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  6/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC.PROFESSOR ARMANDO BAYEUX  DA SILVA

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Jeanne Silva de Oliveira dos Santos RM: 26775

Leticia Torres Bezerra do Nascimento RM: 26778

Matheus Alves de Souza RM: 26802

ESTRATÉGIA EM SUSTENTABILIDADE - Logística Reversa de Bateria de Ion-Lítio

Rio Claro

2021

Jeanne Silva de Oliveira dos Santos RM: 26775

Leticia Torres Bezerra do Nascimento RM: 26778

Matheus Alves de Souza RM: 26802

ESTRATÉGIA EM SUSTENTABILIDADE - Logística Reversa de Bateria de Ion-Lítio

Trabalho – Projeto Simplificado Apresentado á disciplina Planejamento de trabalho de Conclusao do Curso Técnico em Logística da Etec Armando Bayeux da Silva

Orientado pelo Prof. Jose Agnaldo Flor Junior

Rio Claro

2021

1 – Introdução

Com a variedade de itens eletrônicos em crescimento, vem algumas preocupações a mais, entre elas, a forma correta da reciclagem e do descarte de cada peça com seu devido cuidado. Avaliamos em especial a Bateria de Íon Lítio que se tornou uma peça fundamental e muito utilizada nos meios eletrônicos e que não tem tamanho destaque, causando preocupações ambientais.

Será que a população brasileira sabe fazer esse descarte de forma correta? Somos instruídos de forma clara e coerente para isso?

A América Latina gerou 9% de resíduos eletrônicos no mundo no ano de 2014. O Brasil está entre os países que mais produziram resíduos, representando 36%, o equivale a 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico. Dentre os resíduos produzidos, estão desde os grandes, como os eletrodomésticos, até os pequenos, como os monitores, computadores e aparelhos celulares (G1, 2015)

Estamos desenvolvendo esse trabalho para transmitir um pouco do conhecimento que procuramos, para conseguirmos instruir a forma certa que se pode reutilizar ou descartar sem danos ambientais e financeiros. Mostrando que com a logística reversa desse item, pode melhorar de forma significativa danos ambientais e financeiros.

2 – Justificativa

O presente trabalho de TCC visa discorrer sobre um assunto que tem tomado grandes proporções atualmente: o descarte adequado de Baterias.

A escolha do tema foi decorrente da era de modernidade que vivenciamos em crescimento, e que muitas vezes não paramos para avaliar todos os pós e contras que podem ocorrer dessa ERA MODERNA, assim demonstrando como é possível fazer a diferença com gestos simples e bem pensados tanto para empresas, como para os consumidores.

3 – Objetivo(s)

Geral:

Gestão e a distribuição do material descartado tornando possível o retorno de materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio. Reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção e consumo, pelo princípio dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Específico:

  1. Analisar e Apurar a Falha no processo atual
  2. Compreender a falta do 3Rs;
  3. Ratificar o processo de logística reversa;
  4. Conscientizar a necessidade de reciclar

4 – Material e Método (Desenvolvimento – elemento obrigatório)

A Logística Reversa é um assunto que não pode ser tratado como se sua origem ocorrera ao acaso e não fosse fruto de outros fatores sociais e organizacionais, portanto, para a melhor compreensão do tema objeto de pesquisa, a Logística Reversa, faz-se necessário a abordagem de alguns temas pertinentes ao assunto pretendido.

Tendo em vista o aumento da preocupação ambiental e a aplicação de métodos operacionais que visem a utilização "racional" dos recursos naturais e a reutilização e reciclagem dos materiais terem aumentado nos últimos anos, a presente pesquisa faz um apanhado geral a respeito de assuntos como Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. O termo Logística Reversa teve sua relevância acentuada na medida em que tem crescido a preocupação com os impactos ambientai ocasionados com a disposição de resíduos em locais inapropriados (MARAVIESKI, 2009).

Temas que ganharam maior amplitude nos últimos trinta anos e são considerados como catalisadores de ações que buscam a preservação ambiental e a melhor qualidade de vida, tendo, como um de seus resultados, o surgimento da Logística Reversa.

Em relação aos fatores ecológicos são abordadas a destruição do meio-ambiente, a poluição e a finitude dos recursos, enquanto o Desenvolvimento Sustentável segue falando de seu conceito, origem, princípios, a intervenção de leis, o uso de tecnologias limpas e a Responsabilidade Social. Segundo Paoleschi (2010, p.169) “A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo”.

Anteriormente à Logística Reversa é preciso uma abordagem sobre a Logística como um todo. Por fim segue definições e ideias defendidas pelos autores sobre a Logística Reversa. De acordo com Barbosa et al (2003), a Logística Reversa é a Area da Logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou matérias ao seu centro produtivo.

Seguindo a ordem do trabalho, tem-se a metodologia empregada, a apresentação do estudo O presente trabalho abrange especificamente um estudo detalhado nos canais de distribuição e logística reversa como subsídio para ações estratégicas organizacionais.

A Figura 1 representa esquematicamente os processos logísticos direto e reverso, ao passo que a logística tradicional, ou direta, preocupa-se apenas com a entrega dos produtos ao consumidor final, a logística reversa, ou inversa, preocupa-se com o pós-venda, o pós-consumo e com o descarte de seus produtos até que retornem ao início da cadeia produtiva.

[pic 1]

5 – Considerações finais ou conclusão

Um dos grandes desafios encontrados quando se trata de logística, está em conciliar um bom gerenciamento da logística reversa, sentido através da satisfação dos clientes pelos produtos disponibilizados e serviços prestados, com a redução de custos inerentes ao processo. Durante muito tempo, em nome do crescimento econômico e da busca por riquezas, a sociedade industrial poluiu o planeta e utilizou seus recursos desenfreadamente sem qualquer preocupação com os resultados de sua interferência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com