TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa - BRIC-A-BRAC

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Jorge Amado – Unijorge

Curso Tecnólogo em Logística

Israel Bruno dos Anjos Silva

Administração da Produção

Salvador
2021

  1. Introdução

O recolhimento e encaminhamento correto pós-venda é uma prática adotada pela Logística Reversa. Essa área da Logística começou a ser mais disseminada e aplicada quando ocorreu a publicação da Lei Nº 12.305/10. Adotar essa prática de Logística Reversa irá melhorar a reputação da instituição, além de torna cada vez mais eficaz os processos internos.

A finalidade desse trabalho é gerenciar os processos de Logística Reversa da empresa BRIC-A-BRAC, atua no ramo de eletrônicos que tem passado por dificuldades em seus processos de política reversa de pós-consumo, como as outras empresas do ramo a BRIC-A-BRAC é responsável por dá destinação correta aos produtos.

  1. Desenvolvimento

Antes de adentrarmos no pós-consumo precisamos entender como funcionada o que chamamos de vida útil de um produto. Podemos compreender isso como o tempo desde sua produção de origem até que o primeiro cliente o compre. Compreendo isso um produto ou material torna-se de pós-consumo quando sua vida útil chega ao fim, quando se torna ultrapassado.

O Estado advertiu a instituição por parte do seu processo está funcionando de maneira ineficaz, a empresa agora tem como desfio corrigir os problemas para evitar futuras multas e até mesmo interdição.

Para resolver esses problemas deve esquematizadas formas de reaproveitamento dos produtos, pode-se trabalhar com projetos sociais. Após fabricado os produtos vão para lojas até que um cliente compre-o. Depois de alguns anos o produto torna-se ultrapassado ou não ser para continuar usando. Nesse momento o cliente deverá levar esse produto até o posto de coleta BRIC-A-BRAC e lá faremos dois tipos de divisão. Será verificado se há produtos onde possa ser possível a reutilização, sendo uma opção viável a empresa destinará para outras instituições, ONGs, Escolas, etc para que seja aproveitado. E haverá também aqueles que o uso já é inviável, nesses casos deverá ser enviado para a reciclagem lá fazendo com a matéria prima novamente útil para novos produtos.

A reciclagem causa um grande impacto ambiental e social, ira beneficiar a empresa e a sociedade como um todo e principalmente pessoas que atuam como catadores.

Fala sobre à reutilização de produtos ou materiais determinado como bens com durabilidade, de forma vida útil irá se manter por bastante tempo. Haverá casos em que os produtos trazidos para a BRIC-A-BRAC, estarão em condições de uso, podendo dar um destino no mercado, esse produto pode ser reinserido no mercado até que se atinja vida útil.  Os canais de distribuição reversos são responsáveis pelo retorno de bens de pós-consumo ao ciclo produtivo, impedindo assim que haja acúmulos de materiais descartados em ambientes urbanos. Por haver um grande volume de produtos e matérias de pós-consumo o que pode ocorrer é que uma grande quantidade possa ser acumulada, trazendo conseqüências drásticas para a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com