TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Final BRIC – BRAC INDUSTRIAL

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Estudo de Caso

MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS

Professora : Eneide Verçosa Rezende

Número de participantes: 5 a 6 formando um total de 4 grupos

Data de entrega e debate: 01.10.2016

Nota: 40

Alunos:

FREDERICO OLIVEIRA

LEONARDO FERNANDES

IVAN RODRIGUES

ROGÉRIO SILVA

SAMUEL GOMEZ

Objetivo:

Vocês estão diante de um Estudo de Caso, e como Gestores, elaborem um PROGRAMA DE GESTÃO DE PESSOAS – PGP, referente a cada situação apresentada. Para tanto, descreva planos de ação que compõem o PGP no nível de direção, institucional, gerencial e individual, de acordo com cada situação apresentada.

(04 situações).

Bom trabalho!

Estudo de caso elaborado pelo Prof. Paulo Roberto de Souza Falcão

PRF – CONSULTORIA DE ADMINISTRAÇÃO & NEGÓCIOS S/C LTDA.

BRIC – BRAC INDUSTRIAL

Você é o Rodrigo, Diretor de Qualidade Total da BRIC – BRAC Industrial, empresa que produz uma variedade de brinquedos e emprega 700 pessoas em sua fábrica de Arilândia, um município com 20.000 habitantes, distante 100 km de Belo Horizonte.

O programa de Qualidade Total foi implantado por você há um ano. No momento atual você se encontra em negociação com os demais diretores para transformar a cultura organizacional, fundamental para elevar o estado de satisfação dos empregados, facilitando um maior envolvimento e comprometimento com as mudanças.

A empresa foi criada há quarenta anos pelo Sr. Antônio, atual Presidente, e que não atua mais executivamente, deixando estas funções para os três filhos, Bruno, Diretor de Marketing, Pedro, Diretor de Produção e Eduardo, Diretor de Administração.

Você, como Diretor de Qualidade Total, é responsável também por Desenvolvimento Organizacional, Gestão, Planejamento Organizacional, Planejamento Estratégico, Educação e Informações.

[pic 2]

As situações descritas a seguir requerem sua ação.

================================= SITUAÇÃO 1 =============================

                MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL

O poder na Cia. Industrial está centralizado nos Diretores que passam as suas determinações para as chefias, que as transmitem aos empregados, sendo que estes, por alguns motivos, são muito disciplinados, mas não são criativos e não assumem responsabilidades.

Quando você apresentou esta situação aos demais Diretores, eles reagiram na fundamentação de que a disciplina dos empregados é o fator de baixa rotatividade, de lealdade para com os Diretores e do não envolvimento com o sindicato.

============================ AÇÕES PROPOSTAS ===========================

Problema: Mudança na Cultura Organizacional

Níveis responsáveis

Ação

Como

Direção

Tem que entender que a baixa rotatividade de funcionários tem prós e contras.

Estabelecer no plano estratégico do grupo diagnóstico de perfil da equipe e atuar nas correções.

Gerencial

A equipe é muito passiva e precisa de incentivos para auto motivar-se.

Colocar o processo em prática, alcançar o diagnóstico e fazer estudos de mudanças.

Assim oferecendo cursos de aperfeiçoamento para que os funcionários não fiquem acomodados.

Institucional

A imagem da empresa pode ser comprometida por esse perfil de funcionários. O diagnóstico apontará que isso não é bom para a organização.

“Vender” ao mercado a ideia de renovação e confiança na equipe que compõe a organização, de modo a transparecer que isso é um ponto forte da empresa.

Individual

No campo individual, é essencial trabalhar a responsabilidade de cada um no processo.

Trabalho de clima organizacional com envolvimento de todos e avaliação de desempenho para que tenha um direcionamento das habilidades de cada funcionário.

Considerações:

Cultura organizacional, de acordo com Chiavenato (1999), é um conjunto de hábitos e crenças que os membros de uma organização utilizam em comum, estabelecidos através de valores, atitudes e normas. É representada inclusive pelas principais lideranças da empresa, que adquirem critérios semelhantes, por exemplo, para tomadas de decisão, herdados muitas vezes do fundador da organização.

A BRIC-BRAC Industrial passa por um problema de crença em valores equivocados. O que mais salta aos olhos do Rodrigo, diretor de qualidade total, é que a passividade da equipe é algo julgado como fator preponderantemente positivo pela diretoria.

O quadro acima representa o diagnóstico feito pelo Rodrigo, que aponta as saída mais adequadas para a situação em que se encontra a companhia em termos de mudança na cultura organizacional.

Fonte:

http://www.administradores.com.br/

================================= SITUAÇÃO 2 =============================

                FALTA DE INTEGRAÇÃO

Através de observação no dia-a-dia, você identificou uma união muito forte em cada setor da Companhia, mas uma completa ausência de integração entre eles, o que estava acarretando um excesso de retrabalhos, perdas de tempo, e não cumprimentos nos prazos de entrega dos produtos aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (389.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com