TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÓGICA MATEMÁTICA

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  2.538 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE UNIP

GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PCC

 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

 

                             Alexandre Paes Landim Simão  RA: 1516796 2º Sem.

                                                            POLO

                                                        SUZANO

                                                             2016

PCC- PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

LÓGICA MATEMÁTICA

Fazer uma reflexão sobre a importância da Lógica no currículo de Matemática.

Um olhar sobre a História da Matemática mostra que, desde de seu surgimento com Platão e Aristóteles, a lógica ocupa lugar de destaque na Matemática, como elemento fundamental dentro da linguagem matemática.

O texto da leitura complementar traz uma discussão sobre a presença da lógica na linguagem natural e na Matemática.

Solicitamos sua participação neste fórum em dois momentos:

a) Após leitura e reflexão sobre o Texto Complementar e, levando em consideração seu conhecimento ao estudar a disciplina Lógica Matemática, levante diferenças e similaridades entre o uso da lógica na linguagem natural do dia a dia e na Matemática.

b) Comente a resposta de ao menos um colega do fórum. Em seu comentário, discuta as diferenças e similaridades levantadas pelo colega e procure ampliá-los, de acordo com sua leitura.

REFLEXÃO

           A lógica matemática é muito importante quando queremos abstrair conclusões nos extremos falso ou verdadeiro seguindo uma linha lógica e sem margem de erros, o que torna a aproximação da lógica com a linguagem natural muito complexa, pois na linguagem natural encontramos meios e artifícios para fins de comunicação entrelaçado ao mundo real, então teremos descrição de sentimentos, deduções, uma linguagem com pouco ou nenhum cálculo, isto é, pouco estruturada baseada no que se ouve, vê e sente do mundo real.

          Para fins de resultados precisos, conclusões baseadas no falso e verdadeiro, recursos matemáticos para estrutura de cálculos encontramos a lógica matemática sistematizando todo o conjunto a ela relacionada, sem que para isso possa haver um diálogo, racionalização, componentes do mundo real que possa ser interpretada de múltiplas maneiras dependendo do indivíduo em questão, como ocorre na linguagem natural onde a afetividade, as emoções, a arte, a racionalização humana com suas inúmeras interpretações, conclusões diversas, línguas e formas de comunicação alternam entre a dúvida, o falso e verdadeiro. Neste sentido parece que a lógica e a linguagem natural são como os polos positivo e negativo de um imã, que se repelem uma a outra, mas, na verdade são como complemento uma da outra fazendo com que a  expressão da linguagem natural e a lógica traga um sentido real e concreto na língua que independa da racionalização humana.

CÁLCULO DIFERENCIAL E UMA VARIÁVEL

Cálculo Integral de Uma Variável, convidamos você a ler as "Considerações Finais" da dissertação de Mestrado "Aspectos Conceituais e Instrumentais do Conhecimento da Prática do Professor de Cálculo Diferencial e Integral no Contexto das Tecnologias Digitais", de Andriceli Richi, defendido em 2010, na UNESP - Rio Claro.

Embora a pesquisa se refira a professores que ensinam Cálculo Integral e Diferencial, para o aluno as reflexões do autor contribuem para entender a importância dessa disciplina na sua formação de professor de Matemática.

Solicitamos em seguida sua participação nos seguintes momentos.

Momento 1. Identifique as três eixos sobre as concepções de aprendizagem de professores, utilizados pelo pesquisador. Procure o conhecimento buscado pelo pesquisador em cada um desses eixos.

Momento 2. Interaja ao menos com um participante do fórum, comentando a resposta dada por este no Momento 1.

REFLEXÃO

          No aspecto da formação de professores para o ensino de matemática a aprendizagem continuada é de grande importância, principalmente no ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral, que devido a complexidade da matéria sem o devido preparo para a ministração do assunto causa desinteresse e notas baixas, dificultando assim a assimilação do conteúdo de maneira esperada pelo professor. No livro texto vemos o eixo1 que fala dos aspectos conceituais que trata da formação do professor, vemos que o professor precisa estar continuamente se preparando para a ministração do conteúdo de maneira efetiva, dominando o assunto a ser ministrado no intuito de abrir as informações diante do aluno de maneira clara e consistente. No eixo 2 que trata dos aspectos instrumentais do professor, como as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). O professor pode e deve lançar mão de ferramentas como as TIC’s para tornar a aprendizagem mais efetiva e alcançar do aluno mais interesse e atenção no conteúdo das aulas, pode-se citar os softwares para auxílio didático pedagógico, também os laboratórios com instalações e equipamentos de informática que podem ajudar o professor a tornar as aulas muito mais práticas, e estimulando muito mais os alunos na busca do conhecimento. No contexto de hoje há muita dificuldade por parte do governo para instalar laboratórios de informática nas escolas, ainda há muitas situações que precisam ser vencidas, mas os docentes precisam driblar as variáveis do sistema e procurar fazer com que o ensino-Aprendizagem alcance objetivos positivos cada vez mais altos na didática e pedagogia dos cálculos.

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETOS

Suponha que você trabalhe em uma determinada escola e chamado para a elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado com os alunos do fundamental ou médio, com o objetivo de promover uma maior aprendizagem dos alunos nos conteúdos das diversas disciplinas. A proposta seria levá-los a um ambiente educativo fora do contexto escolar aproveitando, dessa forma, a riqueza de aprendizagens presentes neste ambiente não formal de educação. Com base neste pedido, reflita e discuta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com