TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

Causas e políticas de prevenção relacionadas a surdez.

No dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A perda da audição pode ocorrer com qualquer pessoa e em fases distintas da vida, não apenas no nascimento e durante a velhice. Atualmente, com o uso abusivo de tecnologias sonoras, tem se tornado cada vez mais comum entre a população jovem, facilita que jovens percam certos graus de audição. Os motivos da perda auditiva são diversos: uso de medicamentos, infecções virais, acidentes, exposição ao ruído, traumas, perda progressiva de origem genética ou decorrente do envelhecimento etc. A data comemorativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.

Língua de sinais para crianças e adultos surdos ou ouvintes. É importante? Por quê?

A importância se dá devido ao proporcionamento do desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.

Comunidade, cultura e identidade surda. Qual a relevância?

A comunidade surda possui identidade e cultura própria, isso fortalece na luta contra os preconceitos, ajudando na luta pelos direitos dos surdos, principalmente quebrando estereótipos impostos pela sociedade.

A importância de ser a L1 Libras e a L2, o Português escrito para o surdo.

Na educação de Surdos, o grande objetivo do professor de Língua Portuguesa como L2 é levar os indivíduos a fazerem uso da leitura e da escrita e envolver-se em práticas sociais de leitura e escrita. Pois entende-se que para os surdos a LIBRAS é a única língua que permite a eles as características linguísticas da “fala”. Esta língua como L1 é, portanto, indispensável para a total apropriação da língua pela criança surda em desenvolver o aprendizado. A LIBRAS também permite à criança surda descobrir o que é uma comunicação linguística no momento em que todas as crianças fazem esta descoberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com