TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  14/2/2018  •  Monografia  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE MATEMÁTICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Edy de Souza Coelho, Ericsson dos Reis Igidio, Nayara Macedo de Bastos,

Valquiria Costa e Silva Melo, Cintia Cheila Souza Alvim.

MEDIDAS E GRANDEZAS

MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

RESUMO

Medidas e grandezas fazem parte de nossa vida em diversas situações, nós utilizamos números relacionados a medidas. Por exemplo, para saber nossa altura, nosso “peso”, a distância de nossa casa a outro local, quanto tempo levamos para tomar banho, quantos litros de água tomamos por dia, etc. Neste trabalho ressalta-se a importância do  Ensino de Matemática para a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos pelo aluno, pois se percebe claramente o envolvimento do aluno nas atividades desenvolvidas. O trabalho desenvolvido favorece a resolução, a exploração e a aplicação da Matemática no cotidiano, de modo a possibilitar que a aprendizagem seja significativa e agradável. O assunto em questão deverá ser desenvolvido de acordo com a realidade da sala abordando desde conceitos básicos até os que estão no nível da turma. Nessa perspectiva, exemplificar cada indagação, dúvida ou questionamento levantado pelos educando ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com isso, irão perceber a enorme influência das unidades de medidas em nossas ações.

1. APRESENTAÇÃO

De acordo com a situação problema um a qual foi escolhida, para o aluno do fundamental já é difícil entender o concreto, real, sólido, e palpável é real que tenham dificuldades, assim como entender e fazê-lo, aceitar tudo que lhe é visível. Então como trabalhar o abstrato e imaginário e ao mesmo tempo ir gerindo habilidades e competências que lhes permita entender e compreender o real do imaginário, como medidas, larguras, alturas, profundidades, massas, volumes, densidades, formas e formatos de seres, objetos e figuras que se apresentam a nós em nosso dia.

Medidas e grandezas fazem parte de nossa vida e é de vital importância prover métodos que instigue e motive os alunos e desenvolverem interesse pelo conhecer e saber diferenciar medidas, valores, grandezas e o produzirem cálculos que os levem a obter resultados desejados e que satisfaçam as necessidades mesmo que momentâneas, assim como também lhes assegurem um futuro certo. Apresentar métodos que lhes permita realizar medidas, fazer estimativas e cálculos de valores assim como também diversificar formulas e conceitos que possam satisfazer e clarear em sua vida conceitos práticos e lógicos, que os conecte ao contexto onde se encontram inseridos.

2. JUSTIFICATIVA

Quando tentamos embutir nos conhecimentos dos alunos dos conceitos de; soma, subtração, idades, tamanhos, espaços, tempos, multiplicações, divisões surge a necessidade de apresentar mecanismos que os levem e permitam fazer associações lúdicas, e ou teóricas as situações existentes que os levem ao entendimento e soluções dos problemas oras apresentados. Mostrar aos alunos metodologias padronizadas inseridas mundialmente nos segmentos agrícolas, comerciais, industriais, econômicos e sócio econômico cultural, pode se entender como grandeza tudo que pode ser medido e ou comparado com algo tido como base ou padrão. De acordo com o ministério da educação, ¨o aluno deve reconhecer as grandezas e medidas como: comprimento, massa, capacidade, superfície, volume, ângulo, tempo, temperatura, velocidade e identificar as unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.¨ E medidas as formas como estas grandezas se apresentam.

3. OBJETIVOS

Qualificar o alunado capacitando-o com competência e fornecendo-lhes habilidades de discernimentos que possam diferenciar valores e conceitos relacionados  a medidas e grandezas.

3.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver conceitos relacionados as mais variadas formas de poder comparar medidas e formas, assim como encontrar resultados que nos de dimensões e conceito de  medidas, superfície,  formatos , Comprimentos, larguras, perímetro, área  e volume, ângulo, tempo, temperatura, velocidade e identificar as unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Traduzir em linguagem de fácil assimilação por parte do aluno o que vem a serem unidades padrões utilizadas em medidas para tomadas de tempo, massa, perímetro, área, através de métodos comparativos dentro dos recursos de unidades de medidas padrões.

Implantar sistemas em que possa ser acompanhada a evolução dos alunos nos campos onde estão envolvidas medidas e grandezas.

4. PÚBLICO ALVO

Apreciadores de conteúdos matemáticos, e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental II tendo ou não recursos de tecnologias disponíveis ao uso.

5. METAS

Proporcionar meios para que o aluno possa entender compreende comparar e calcular medidas e grandezas de objetos independente de sua forma.  O aluno tendo domínio destes métodos poderá obter maior habilidade e competência nos afazeres diários, objetiva se estes conhecimentos estejam sob o domínio dos alunos já dentro do 6º ano do ensino fundamental II.

6.0 METODOLOGIA

Adotar metodologia teórica e com orientações, exemplos, exercícios de fixação e aulas práticas de como se conseguir entender o obter domínio para se encontrar medidas e grandeza, através de aula que sigam o currículo padrão e prepare os mesmos a resolver problemas que exijam conhecimentos deste tipo. Espera se uma quantidade de 2 a 3 aulas serem suficiente para que os alunos assimilem os conceitos necessários.

A primeira aula será realizada a explicação de como usamos em diversas situações, os números relacionados a medidas e grandezas. Como exemplos vamos trabalhar medindo a altura dos alunos, usando a fita métrica, compará-las, fazer a estimativa antes da medição e registrá-las em ordem crescente ou decrescente, o peso usando uma balança, relações de grandezas entre dois objetos de tamanhos diferentes e entre diversos objetos dentro da sala de aula, utilizando medidas não convencionais, fazer medições e  comparar valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com