TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ MARXISTA

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Por que, para Marx, o conceito de mais-valia cria uma lógica que se apresenta insuperável no capitalismo?

A mais-valia é o termo utilizado por Karl Marx em referência ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias.

Conforme (coelho, 2014), para Marx, a mais-valia é a parte do valor criado pelo trabalho humano e que não é apropriado pelos trabalhadores. E a lógica do capitalismo é a acumulação incessante de capital através da mais-valia dos trabalhadores, aumento da produtividade e investindo cada vez mais em equipamentos e tecnologia, e proporcionalmente investindo cada vez menos em trabalho humano, gerando a concentração de capital em poucas empresas e a redução proporcional do número de trabalhadores, e aumento de desempregados. Desta maneira, a acumulação de capital proposta pelo capitalismo cria uma lógica em que não é possível se superar a mais-valia, onde será sempre contra produtivo para o trabalhador.

Para o autor, o capitalismo tem relação entre trabalho assalariado e capital, notadamente visando o capital por meio da exploração do trabalho do proletário pelos donos dos meios de produção, sendo esse fenômeno é chamado de mais-valia.

2 - Por que a perspectiva de Marx deve ser considerada como pós-capitalista?

 Na perspectiva de Marx (s.d. apud COELHO, 2014) o capitalismo teria desempenhado um papel progressista na história da humanidade ao libertar o homem das condições de dominação existentes nas sociedades tradicionais e soltar as amarras que até então impediam o pleno desenvolvimento das forças produtivas nas sociedades humanas. Somente sob o capitalismo é que teriam sido criadas as condições para o aumento crescente da riqueza social e consequente superação do quadro de escassez a que a humanidade, até então, vivia submetida. Logo, Coelho (2014) afirma que, “a perspectiva de Marx não pode jamais ser tomada por anticapitalista, como a de alguns socialistas utópicos, mas sim por pós-capitalista”.

3 - Com o passar do tempo ficou mais complicado classificar um indivíduo como sendo da burguesia ou do operariado. Quais são os impactos da afirmação anterior nos pensamentos apresentados por Marx?

Segundo Marx, era extremamente necessário o desenvolvimento do capitalismo, onde nessa luta de classes entre burguesia e proletariado esperava que o proletariado sagrasse vencedor, porém com o surgimento da democracia ficou ainda mais complicado classificar um indivíduo como sendo da burguesia ou do operariado.

 Para o autor, a tomada do poder do Estado pelo proletariado poria fim à propriedade privada dos meios de produção e à ordem e dominação burguesas, instituindo a ditadura do proletariado. Ao utilizar o termo “ditadura”, Marx não estaria propugnando uma forma de governo mais dura ou autoritária que a dos governos liberais e monarquias parlamentares do seu tempo, mas simplesmente indicando que aquele seria um governo de classe, e não um governo de todos (COELHO, 2014, p.46).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com