TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METOLDOLOGIA ÁGIL

Por:   •  16/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina:Métodos Ágeis

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Isabella Scott Effenberger Negrao

Turma: Métodos Ágeis-0821-1_4

Tarefa: O tema é de relevância mundial: a sustentabilidade ambiental. Sendo assim, você deverá desenvolver um software que, de alguma forma, contribua para redução do lixo ou promova a reciclagem de materiais.

PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais).

Ator: O aplicativo será desenvolvido para pessoas que desejam reciclar, possuem dúvidas quanto a materiais recicláveis e a destinação correta da reciclagem.

Este aplicativo aceita, reciclagem de materiais recláveis do cotidiano, roupas, móveis, entre outros. O aplicativo tem o objetivo de conectar com ONGs que apoiam catadores de reciclagem e famílias carentes. Esse aplicativo, terá transportadores que recolhem resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento, levam até os locais das ONGs cedenciadas para serem reciclados ou reaproveitados por famílias carentes, catadores autônomos que dependem do material reciclável para sustento.

Interface: Celular ou computador com acesso a internet.

Ação: O aplicativo contará com um banco de dados com materiais recicláveis, reutilizáveis e roupas para reutilizar. Quanto a reciclagem, como deixa-los aptos para reciclar, ajudando com as dúvidas diárias do que se enquadra em cada tipo de reciclagem. Quanto a reutilização, também contará com uma gama de objetos que podem ser reutilizados por outras famílias. As roupas, contarão com divisão entre infantil e adulto. Conta ainda com um calendário de para agendamento de retirada. Também contará com uma onformção papálvel, de quanto lixo deixamos de gerar com a reciclagem. Terá também um programa de fidelidade.

Informação: O usuário terá informações como segmentar os materiais recicláveis e objetos de descarte/ reaproveitamento. Terá um banco de dados com materiais presentes no dia-dia que podem ser reciclados e a maneira correta de separá-los. Reaproveitamento (ex:móveis, roupas), contará com um campo para especificar o que é, quantidade.

Contará também com agendamento de retirada, programa de fidelidade, quantidade de lixo e geração de renda aos atendidos pelas ONGs, imagens mensais da produção de peças, doação de roupas, brinquedos em números de pessoas e famílias atendidas. O aplicativo terá venda de algumas peças feitas de matéria reciclável e restauração de móveis usados.

Regras do negócio: Ser maior de 18 anos e solicitações de acordo com cada prazo:

Para materiais recicláveis de uso cotidiano e roupas, agendar com 2 dias de antecidência.

Para materiais de reaproveitamento de grandeporte, agendar com 5 dias de antecedência.

Ambiente: Plataformas  Android,  IOS e browser. 

Requisitos não funcionais: regra de criação de senhas fortes, verificação em duas etapas.   Segurança de acordo com as leis LGPD, a fim de não divulgar os dados dos usuários. 

Desenvolva a product vision box.

FRENTE:

[pic 1]

Verso:

  • Lista de materiais com a definição do que é reciclável e reutizável
  • Agendamento de retirada dos materiais;
  • Fotos com as ações das ONGs
  • Reutilização/ destinação adequada do material

Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech.

Desenvovido para quem se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade, mas que no dia-dia, não consegue levar a reciclagem ou doar materiais reutilizáveis. Nós te ajudamos, com a retirada e destinação necessária entre as ONGs e famílias atendidas por elas.

Essa plataforma reciclar para amar, foi desenvolvida para facilitar o dia-dia das pessoas a separar corretamente o lixo reciclável e também ajudar as pessoas em condições financeira de pobreza.

O lixo é reciclável e transformado em objetos que podem ser vendidos e comprados por você usuário, com o nosso programa de fidelidade, possui desconto nos produtos.  

O aplicativo será gratuito, disponível para baixar em Android, IOS e acesso através de bowser.  O aplicativo conta com uma lista de materiais recicláveis, reutilizáveis e roupas para doação, ele te ajuda a enquadrar nas três categorias, para que usuário possa entender de forma simples e prática. Conta com um calendário para agendamento da retirada, que pode ser confiugurado mensal ou a livre demanda.

Em menos de 10 minutos, você conseguirá ajudar o planeta e famílias, junte-se a nós.

Identifique pelo menos duas personas.

Clara – 40 anos, empresárária, casada, mãe de dois filhos, preocupada com a doação assertiva das roupas dos seus filhos que não servem mais e com a consciente ambiental deles. Quanto as roupas, não conhece nenhum local, que possa realizar a doação de forma coerente para famílias que realmente precisam desse apoio. Quanto a consciência ambiental, gostaria de materializar para seus filhos o que fazem com a reciclagem. Gostaria de um aplicativo que te auxiliasse e deixesse com a certeza que doou as roupas para quem realmente precisa e mostrar/utilizar com os seus filhos produtos de materiais recicláveis.

Joao – 38 anos, garçon, casado – acabou de reformar sua casa e trocou todos os seus móveis que já estavam mais antigos, não sabia onde doar ou descartar os móveis. Consciente com o meio ambiente, não concorda em deixar na rua ou alugar uma caçamba e realizar o descarte, sem saber o que aconteceu com o seu móvel.

Lara – 20 anos, solteira, estudante de gestão ambiental – ama o meio ambiente e reside em um condomínio que não era implantada a coleta, organizou a coleta em seu condomínio e busca um local que possa realizar a retirada dos materiais reutilizados. Lara, ainda busca objetos de materiais recicláveis, mas não sabe onde e por quem foram produzidos. 

Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas.

Clara gostaria de um aplicativo que conseguisse atender suas necessidades de doação de roupas e reciclagem;

Clara gostaria de um local onde conseguisse realizar o agendamento online, ela trabalha e cuida dos dois filhos pequenos;

Clara – gostaria de um produto reciclável para seus filhos verem a importância da reciclagem;

João – quer um aplicativo que mostre que seus móveis tiveram a destinação correta;

João – gostaria de um aplicativo que estimule através da fidelidade a reciclagem e reutilização de materiais;

João – quer um aplicativo que ele pudesse compartilhar com a família que também está em obras; 

Lara – gostaria de um aplicativo que tangibilizasse os benefícios da reciclagem e reutilização aos seus vizinhos;

Lara – Gostaria de um aplicativo que mostrasse aos seus vizinhos quais materiais são recicláveis ou reutilizáceis; 

Lara – gostaria de um aplicativo que pudesse reciclar de foma consciente;

Lara – gostaria de um aplicativo com o endereço e cadastro das ONGs e famílias beneficiadas;

Defina o MVP.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Analisando o valor agregado pelos esforços chegamos em ROI 2,4, sendo que três demandas uma de cada persona, não atingiram o ROI mínimo para ações de lançamento do aplicativo.  Pois não são necessárias para implementação inicial.

O Product Owner definiu que iniciaremos pelas ações com maior ROI(4,1/3,3/3,1) para a primeira sprint. Após lançamento inciaremos os outros ROIs de maior valor.

PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Defina o backlog do produto.

O backlog do produto foi planejado de acordo com os user stories de cada persona.

Em cada sprint, revisaremos o backlog e ações podem ser priorizadas ou descartadas.

[pic 5]

Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa.

Inserimos as 10 ações das três personas, classificamos a tarefa de acordo com o esforço, com isso conseguimos visualizar as que demandaria mais ou menos esforço.

Para a escolha, priorizamos as duas ações com o maior ROI, e com os valores agregados na média e acima dela, de modo que antendessemos a equipe e também o cliente com maior valor agregado.

[pic 6]

Fatie, descarte e priorize o backlog.

Priorizamos o valor agregado de casa user story e o esforço de cada tarefa, e priorizamos por ordem maior para o menor do ROI. ROIs (4,3, 3,3 e 3,1):

[pic 7]

Descartamos três ações, uma de cada persona, que possuem ROI abaixo de 2,3.  

[pic 8]

Estime o número de sprints, considerando um valor estimado de velocidade da equipe.

Realizamos a dividão das sprints foi por maior ROI e por ações que podem ser realizadas em juntas e são complementares, portanto dividimos em duas sprints.  

Descartamos as três ações de menor ROI.

[pic 9]

Bibliografia:

CASTRO, Marcela; BARCAUI, André . MétodosÁgeis.  E-book. Rio de Janeiro - FGVIDE,2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com