TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MISSÃO DOS DOZE

Por:   •  13/6/2015  •  Artigo  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

A MISSÃO DOS DOZE

Mateus é o primeiro dos quatro evangelhos e foi direcionado para os judeus. A idéia era apresentar Jesus Cristo como o verdadeiro filho de Deus. Mateus apresenta sua historia de modo dramático. Na história do batismo, vemos Jesus aceitando sua tarefa quando passa pelas águas; na história das tentações Jesus mostra como será o método que utilizará para cumprir a sua tarefa na terra, ou seja; pela palavra. No sermão do monte vemos Jesus proferir sábias palavras, em Mateus 8 vemos os fatos poderosos de Jesus, em Mateus 9 vemos como se arma uma grande ameaça de oposição ao seu redor.

No capitulo 10 na qual se retrata a base da campanha de quarta feira, intitulada de campana de libertação vemos Jesus já escolheu seus discípulos os encheu de poder e autoridade e os designou para uma grande tarefa. O pensamento é que, se, Jesus de fato aceitou a grande tarefa ele deviria escolher seus colaboradores. Deles depende o efeito presente e o êxito futuro do que propôs a realizar Jesus precisa de pessoas que possa depositar confiança, “braço direito”, pessoas que o ajudarão aqui na terra. Enxergamos aqui a importância de ter pessoas fiéis ao lado, pessoas que abraçaram a idéia do Reino, pessoas que frente de Jesus e por traz de Jesus seriam as mesmas pessoas. O interessante é que as pessoas que Jesus escolhe eram pessoas comuns e pessoas de confusão. Comuns no sentido de não possuírem riquezas, nem formação acadêmica, posição social. Homens cuja atividade se desenvolvia no mundo cotidiano. Jesus não procura homens extraordinários que possam fazer coisas extraordinárias, mas, está a procura de homens que possam fazer coisas simples extraordinariamente bem. Jesus não vê no homem o que ele é, mas vê o que ele pode realizar. Homens de confusão, Mateus era cobrador de impostos, portanto não era bem querido entre os seus compatriotas judeus. Era tido como um traidor da pátria, pois, havia se vendido aos romanos em troca do trabalho de cobrador de seus irmãos.

Mesmo assim Jesus escolheu 12 e lhes deu poder e autoridade para realizar. Versículo 8 do capitulo 10 de Mateus diz: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebeste de graça daí.

A ordem de Jesus foi curar os enfermos: A palavra que se usa com o significado de enfermos é extremamente sugestiva. É parte do verbo grego aszenain, cujo significado primário é ser fraco. Quando Jesus Cristo entra na vida de um homem robustece sua vontade fraca, fortalece a resistência fraca frente às tentações, dá força ao braço debilitado, para que prossiga a luta, confirma ao de resolução fraca. Jesus Cristo enche nossa fraqueza humana com seu poder divino.

A ordem de Jesus foi limpar os leprosos: Como vimos anteriormente, o leproso era considerado uma pessoa imunda. Levítico 13:46 diz: "Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só; a sua habitação será fora do arraial."O texto de 2 Reis 7:3, 4 mostra uns leprosos que somente durante uma fome ousaram entrar na cidade. Em 2 Reis 15:5 nos conta a história de Azarias, o rei atacado pela lepra, e até o dia de sua morte estava obrigado a habitar em um lazareto, separado do resto dos homens.É interessante recordar que até na Pérsia se acreditava na impureza dos leprosos. Heródoto (1:138, 1), diz que "quando alguém na Pérsia tem lepra, não lhe é permitido entrar em cidade alguma, nem ter relação alguma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com