TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  1/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Aluna:Eliane Cristina dos Santos

 Mediadora: Janaína Lopes Modesto

RESUMO

Este mini artigo tem como objetivo apresentar a importância da movimentação de materiais para as empresas, com a pesquisa de campo destaca a utilização do endereçamento na empresa Paulinor Comercial de Alimentos Ltda.

Palavras - Chaves: Armazenagem. Movimentação. Endereçamento.

1 INTRODUÇÃO

As empresas hoje devido ao desenvolvimento social e econômico, investem em estratégias e mecanismos inovadores, com vistas a maiores vantagens competitivas, satisfação do cliente, qualidade de serviços e permanência no mercado.

A Armazenagem oferece economias significativas na esfera da administração de materiais, e as vezes é confundida com a estocagem. Para entender o significado de cada um, HARA (2011), define:

  • Armazenagem: é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado a guarda temporária e a distribuição de materiais incluindo a determinação do número de  depósitos, almoxarifados ou centro de distribuição.
  • Estocagem: é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podendo existir vários pontos de estocagem.

Podemos dizer que armazenar é uma função logística que envolve a redução dos materiais entre o tempo de produção e a sua venda ao usuário final.

A movimentação de materiais deve ser feita de modo eficaz pois está influencia no desenvolvimento da empresa, há fatores de extrema importância para a realização eficiente, um deles seria a escolha de equipamentos para a movimentação, pois este tem que ser em escolhido, uma escolha equivocada pode gerar perdas de lucros significativas.

Segundo COSTA (2002) a movimentação consiste em entradas, saídas e transferências basicamente, onde em cada uma delas é essencial muita atenção.

O principal objetivo da movimentação de materiais é reduzir custos operacionais na concepção do produto final e no seu armazenamento.

Endereçamento é uma ferramenta que auxilia na localização de materiais, visando estabelecer locais específicos ou endereços para a armazenagem dos materiais, assim facilitando as operações de movimentação e identificação de itens estocados.

Neste é necessário observar alguns fatores para melhor desempenho do trabalho:

 - Tipo de produtos estocados;

- instalações necessária ;

- tipos de processamento;

- tamanho dos pedidos;

 - indicar endereçamento no produto;

A pesquisa foi realizada na empresa Paulinor Comercial de Alimentos Ltda, onde é usado o sistema de endereçamento, as caixas em lugares adequados, devidamente separados, respeitando os critérios de entrada e saídas de materiais.

[pic 1]                   [pic 2]   

[pic 3]   [pic 4]

2 REFERENCIAL TEORICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com