TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

MACROECONOMIA

Primeiramente começamos definido conceito de politica fiscaL que é, segundo (Santiago, 2011), “é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país.”.

O objetivo de implementações de politicas econômicas de curto prazo basicamente trata-se de assuntos como: acelerar o crescimento econômico, O pleno emprego de todos os recursos produtivos da sociedade, tanto de capital humano como de material, Estabilidade de preços, visando não ocorrer grandes oscilações nos indicadores gerais de preços. Estas (Politicas Econômica) consistem nas variações para mais ou para menos nos gastos do governo e as variações para mais ou para menos no nível de impostos

A atuação de um Politica Econômica , neste caso em questão de curto prazo tem como principal instrumento de ativação econômica é geralmente associada á chamada “escola Keynesiana”

Segundo (Junior, 2016),

A economia capitalista fez surgir diferentes teorias sobre as melhores formas de administração dos recursos e da produtividade. No século XIX, duas ideias se opuseram entre os ideólogos, a teoria liberalista e a teoria marxista. Esta defendia a ampla participação do Estado na regulação da economia, enquanto a primeira argumentava que a economia deveria se regular por conta própria, reduzindo fortemente o papel do Estado. No decorrer do mesmo século e no início do século XX, o liberalismo foi predominante nos países do Ocidente. O modelo fez muito sucesso e sustentou o desenvolvimento do capitalismo no mundo. Sua aplicação trouxe progresso, mas foi acompanhada por rígidas rotinas de trabalho com a finalidade de aumentar a produção e o lucro. O liberalismo, no entanto, encontrou seu limite, em certo ponto, justamente pela superprodução. Outro ponto trágico foi o acirramento das disputas de mercados, intensificadas pelo ingresso na disputa de países tardiamente unificados como Itália e Alemanha. A tensão culminou na Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914, encerrando um ciclo conhecido como Belle Époque. Anos mais tarde, a superprodução capitalista de espírito liberal causou uma imensa crise econômica, em 1929. A crise se espalhou pelos países capitalistas, que buscavam uma maneira de superá-la.

Dessa maneira (Keynes, 2018) fez proposições que contrariavam o liberalismo. Tinha uma proposta de uma nova organização politico- econômica que defendia o estado como agente indispensável na economia. Sendo assim ele dizia que o estado deveria conceder benefícios sociais para que a população tivesse um padrão mínimo de vida, e suas ideias (John Maynard Keynes), eram a favor da participação Estada em segmentos que não podem ser atendidos pela inciativa privada. Essas ideias fora aplicadas nos países da Europa Setentrional, onde alcançaram sucesso.

O modelo Keynesiano é apropriado para uma analise de curto prazo onde a oferta de bens e serviços se ajusta passivamente a procura

O sistema IS-LM é o estudo dos efeitos das politicas fiscais e monetárias sobre o nível de renda da economia ou produto de equilíbrio, materializando-se em duas curvas que representam situações de equilíbrio no mercado de produtos e no mercado monetário.

A curva “IS” mostra combinações de níveis de renda (Y) e de taxa de juros ( R ) que equilibram o chamado “mercado de produtos”, no sentido de que a poupança social (soma de poupança e dos impostos) é igual a soma dos gatos de investimento ( I ) e dos gastos do governo ( G )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com