TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  8/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia Científica

Nome do aluno

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (turma) - Disciplina

Data

RESUMO

A metodologia científica consiste no estudo dos mais importantes métodos que são utilizados para a realização de um trabalho, este paper se propõe a elucidar questões relativas ao método científico e seu aprendizado. O principal objetivo é o conhecimento de métodos científicos, poder diferenciar cada tipo de trabalho, o que é importante aos estudantes, ajuda a otimizar tempo, a coletar, analisar dados e tirar conclusões. A confecção deste estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o método científico e suas ramificações, tipologias de trabalho. O estudo apresenta de forma clara, diversas possibilidades de se realizar trabalhos acadêmicos. A realização deste paper foi de extrema importância para inserção no mundo universitário.

Palavras chave: Metodologia científica. Trabalhos acadêmicos. Paper.

1 INTRODUÇÃO

O método científico nada mais é do que um conjunto de regras que padroniza um trabalho, oferecendo-lhe confiabilidade para ser considerado credível e obter status de científico, sendo, portanto passível de ser mensurado.

Com a utilização de métodos científicos, o aluno se torna capaz não somente de efetuar a busca pelo conhecimento, mas também de organizá-lo, de dominar o conteúdo e utilizá-lo de uma melhor forma.

Este estudo deverá apresentar como o método científico pode ser utilizado nas diferentes formas de trabalhos acadêmicos.

Métodos são os processos que visam de um modo ordenado de agir ou de conjuntos técnicos e científicos, chegar a um fim ou a uma conclusão. Os mais importantes e mais utilizados métodos serão descritos detalhadamente no decorrer deste estudo.

2 MÉTODO HISTÓRICO

Este tem como principal foco de pesquisa o passado, levando os investigadores a investigar as raízes do assunto que deseja pesquisar. Como exemplo: a vida, instituições, costumes, tradições...

Deve ser significativo e completo: Deve ser relevante, e alcançar o resultado indiferente de tempo ou falta de recursos.

Deve ter em consideração ângulos alternativos: Considerar fundamentos por ângulos diferentes.

Deve apresentar formas suficientes: Boas provas resultam em boas conclusões, pois como já dizia o velho ditado “Contra fatos não há argumentos”. Quando se defende uma tese é necessário ter fundamentos sólidos para assim ter algo de concreto para apresentar.

Deve ter uma elaboração atrativa: Tem que apresentar uma clareza e uma leitura que envolva o leitor nas narrativas.

2.1 MÉTODO ESTATÍSTICO OU MATEMÁTICO

Tem como sua característica principal a frieza a credibilidade dos números, tem como objetivo o conhecimento quantitativo dos dados, não sendo recomendado em problemas humanos, pois este é inconsistente.

2.2 ETNOGRAFIA

A etnografia é o estudo de pessoas e de grupos, em primeira mão em um período de tempo. Feita através do envolvimento direto do pesquisador. Como por exemplo, o estudo das civilizações indígenas, pequenas aldeias, e etc.

3 TRABALHOS ACADÊMICOS

Os Trabalhos acadêmicos estão subdivididos em dois grandes grupos, são eles, os trabalhos da graduação com tendência a iniciação científica, que tem por objetivo a assimilação de conteúdo específico, e os trabalhos de final de curso.

O trabalho de conclusão de curso também é conhecido como TCC, é tido como uma grande monografia de um determinado assunto, e tem como meta fazer o aluno refletir temas específicos e transpor suas ideias em forma de pesquisa ou relatório, um trabalho que se deve ser sério, ter clareza e objetividade.

A tabela a seguir apresenta o modelo de estrutura de um trabalho científico.

Fonte: MULLER,2013, pg.83.

3.1 MONOGRAFIA (Para especialização)

Semelhante ao TCC, tem o mesmo objetivo. Em pós-graduação, precisa ser um pouco mais completo no que dia respeito ao tema escolhido.

3.2 DISSERTAÇÃO

As destinadas a pós-graduação (mestrado) tem como objetivo levar a reflexão de determinado assunto, colocando as idéias de maneira ordenada e fundamentada. Deve ser o mais completo o possível em relação ao tema abordado, procurando expressar o conhecimento do autor sobre o assunto.

3.3 TESES

É um trabalho de conclusão do doutorado. Devem tratar de algo inédito naquele campo de conhecimento, tendo como principal foco promover descobertas ou uma real contribuição para a ciência. Sendo assim um trabalho inédito, contributivo e não trivial. Seus argumentos devem ter provas que convençam sobre a veracidade da idéia. Faz parte da estrutura destes trabalhos (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Introdução: Apresenta as características do trabalho apresentado, bem como: objetivos, problemas, delimitações e metodologia utilizada.

O desenvolvimento: Dá liberdade ao acadêmico de dissertar sobre o assunto, sem conteúdo, perder os pontos importantes como demonstração, análise e a discussão dos resultados obtidos.

Conclusão: Onde o pesquisador traz a conclusão a respeito da discussão realizada ou resultados obtidos.

3.4 ARTIGOS DE PERIÓDICOS E EVENTOS CIENTÍFICOS

O artigo científico é o artigo gerado a partir de realizadas que não se formam em dissertações ou teses o que não as impedem de servir de material para a realização do artigo. O artigo é mais compacto, porém contendo a base de maior importância.

São classificados em três tipos, sendo eles:

Analítico: descreve um determinado assunto, analisando e tomando como base aquilo de importante em torno do assunto abordado.

Classificatório: De caráter informativo, procurando primeiro organizar e ordenar os principais aspectos do tema abordado.

Argumentativo: Primeiro se apresenta determinado assunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com