TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia E A Universidade

Casos: A Metodologia E A Universidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A Metodologia e a Universidade

A Metodologia seria a Aplicação do método através de técnicas. Constitui o procedimento que deve seguir todo conhecimento cientifico para comprovar sua verdade e ensina-la.

O método é o caminho ordenado e sistemático, a orientação básica para se chegar ao fim e técnica é a forma de aplicação do método.

A metodologia no quadro geral da ciência é uma “Metaciência”, um estudo que tem por objetivo a própria ciência e as técnicas especificas de cada ciência.

A metodologia não procura soluções , mas escolhe as maneiras de encontra-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas cientificas ou filosóficas.

A importância da metodologia é baseada na apresentação e exame de diretrizes aptas a instrumentas o universitário no que tange a estudar e aprender.

Assim um curso de metodologia cientifica deve propor a desenvolver a capacidade de observar, selecionar e organizar os fatos da realidade.

Metodologia não é um amontoado de técnicas, mas sim uma disciplina que deve estar sempre em relacionamento e a serviço de uma proposta nova de universidade e conhecimento.

A metodologia estrutura-se para contribuir para que a universidade desenvolva as funções que são impostas frente às Necessidades culturais e econômicas emergentes.

Vem, portanto, fornecer os pressupostos do trabalho ciêntifico, normas técnicas e métodos reconhecidos pelo uso entre cientistas, referentes ao planejamento da investigação cientifica, a estrutura e a aplicação, apresentação e comunicação dos seus resultados.

Aprendendo a pensar, a pesquisar e formando o seu espirito cientifico , o universitário estará obtendo conhecimento e ao mesmo tempo construindo-se como ativo e participando da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com