TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO DE PESQUISA

Professora Orientadora Renata Araújo Benasconi, Esp.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Educação Física  

17/05/2017

RESUMO

O trabalho projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar como é elaborado o projeto de pesquisa acadêmico, tem como base de estudo livros e pesquisa em sites acadêmicos da internet. Diante disso, esse trabalho irá descrever em tópicos sobre o projeto de pesquisa, que abrange maior número de itens, um dele é a metodologia é redigida com linguagem, essencialmente, no futuro, pois inclui a explicação de todos os procedimentos que se supõem necessários para a execução da pesquisa, entre os quais, destacam-se: o método, ou seja, a explicação da opção pela metodologia e do delineamento do estudo, amostra, procedimentos para a coleta de dados, bem como, o plano para a análise de dados.

Palavras-chave: Projeto de Pesquisa. Pesquisa. Estrutura de Projeto.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 O QUE É PROJETO DE PESQUISA?        3

2.2 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA        4

3 CONSIDERAÇOES FINAIS        10

REFERÊNCIA        11

1 INTRODUÇÃO

        

Este estudo foi elaborado com o objetivo geral de disponibilizar subsídios aos docentes e discentes interessados em conhecer e aplicar a metodologia científica, e tendo como objetivos específicos conhecer qual e o processo da elaboração de um projeto de pesquisa; analisar os principal requisito para elabora o projeto de pesquisa e verificar a importância do projeto de pesquisa para o acadêmico. Aqui nosso grupo reuniu sugestões e orientações para elaboração de projetos de pesquisa, relatórios, cadernos de campo e trabalhos em geral.

O desenvolvimento do projeto de pesquisa aliada à metodologia de ensino possibilita ao aluno a sua autoaprendizagem, motivando-o e integrando-o na sociedade com autonomia e conhecimento, desenvolvendo habilidades que lhe possibilitam posicionar-se frente a situações adversas e na busca da realização de seus objetivos pessoais, profissionais e coletivos. Ficou evidente que devido à complexidade das diferentes metodologias envolvidas nas pesquisas que podem ser realizadas por acadêmicos.

Portanto, a projeto de pesquisa pode ser classificada por diversos critérios e para cada uma dessas classificações vamos encontrar um método científico mais adequado ao desenvolvimento do projeto de pesquisa, que buscará a resposta para o problema que queremos elucidar através da pesquisa científica. Algumas vezes para chegarmos à solução do problema, teremos que empregar mais de um método científico. Essas classificações da pesquisa e os métodos possíveis serão tratados mais adiante.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É PROJETO DE PESQUISA?

projeto de pesquisa define os rumos tomados pelo pesquisador contendo as questões de estudo, uma maneira de abordar a realidade. De acordo com Martins, (2000), o projeto de pesquisa é um texto que define e mostra, com detalhes, o planejamento do caminho a ser seguido na construção de um trabalho científico de pesquisa.  O autor do projeto deverá especificar qual tipo de pesquisa que foi utilizado no desenvolvimento do estudo.

Ao elaborar um projeto de pesquisa, o universitário devera primeiramente definir o que é pesquisa? e ao pesquisamos descobrimos que a pesquisar significa procurar respostas para indagações propostas. Afirmando assim, Demo (2000, p. 34) define a pesquisa como atividade cotidiana, considerando-a uma atitude, “um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático.”

Para Cervo e Bervian (1983, p. 50), pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos científicos. As citações nos remetem ao entendimento de que, para acontecer a pesquisa, é necessário termos um problema a ser investigado.

Ao obter essa informação a acadêmico irá desenvolver uma pesquisa, é a escolha do assunto; isso dá início ao planejamento. A escolha certa do assunto tema é fundamental, segundo Martins (2000, p. 19), mas, selecionar um tema, não é tarefa tão fácil! O assunto de uma pesquisa deve tratar de um tema que necessite de melhores definições, novos relacionamentos entre variáveis, maior precisão, enfim, um tema que exija maior aprofundamento ou dilatação de suas fronteiras.

2.2 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

Para escrever um projeto de pesquisa acadêmica é preciso seguir algumas regras básicas, que tem como objetivo uniformizar a publicação de conhecimentos. Entretanto, o projeto de pesquisa acadêmica irá responder algumas perguntas como: O que pesquisar? (Tema); Por que pesquisar? (Justificativa); Para que pesquisar? (Objetivos); Como pesquisar? (Metodologia); Quando pesquisar? e Por quem? (Cronograma).

Diante disso, a cada resposta Sustentará o projeto uma estrutura:

  • Tema

O tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar, a escolha do tema deve levar em conta possibilidades, aptidões e tendências de quem irá elaborar a pesquisa.

De acordo com Vianna (2001), destaca que o tema de pesquisa é uma das tarefas mais difíceis antes de ingressar na pós, já que passa por uma avaliação pessoal sobre o que você gosta de fazer, como você pode contribuir criativamente com uma área, e de que modo você vai delimitar esse conteúdo dentro de um tempo determinado de pesquisa.

O tema parar um trabalho acadêmico deve fоrnеcеr а оpоrtunidаdе de sintetizar suas experiências e características pessoais de modo coerente ао sе dirigir а sеu dеsеjо pаrа аlcаnçаr as audiências específicas quе deseja cоm suа pesquisa acadêmica. Segundo Santos (2015), primeiramente o acadêmico deve fazer uma pesquisa acadêmica que possa definir o tema com maior clareza e facilidade, uma vez, escolhido o tema, é feito uma análise de viabilidade, para constatar se o mesmo tem referências bibliográficas suficientes para ser desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com