TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moda Conceitual

Pesquisas Acadêmicas: A Moda Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

MARIA FERNANDES RODRIGUES

A MODA NO CÍRIO DE NAZARÉ

Círio de Nossa Senhora de Nazaré maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, ocorre no 2º domingo de outubro em Belém do Pará, para o povo paraense é um momento mágico que desperta tantas sensações e inúmeras possibilidades de materializar a expressão católica, envolvendo festejos que celebram a identidade regional com sabores, cheiros, cores, vestimentas e muita fé a padroeira dos paraenses, é a festividade que transcende o plano religioso e toma conta da cidade de Belém durante todo o mês de outubro.

Preparar-se para essa festa já se tornou uma tradição para os católicos paraenses, pois os mesmos com o objetivo de homenagearem a sua padroeira da forma mais elegante confeccionam vestimentas todas inspiradas no Círio de Nazaré, todos querem se vestir bem durante a procissão, e para isso buscam diferentes técnicas de confecções de vestuários que vão desde o desenho à mão livre, artesanal, tipografia, sublimação, até a pintura em aquarela, algumas peças são criadas por estilistas de marcas, outras por artesões e até mesmo pelo próprio romeiro. Essas combinações de ideias originam peças para serem usadas em diferentes ocasiões, seja na transladação, na procissão ou nas várias programações culturais que acontecem na cidade de Belém nesta época.

As vestimentas preferidas pelos devotos são confeccionadas por diferentes tipos de tecidos como algodão, seda, malha, foi o que vimos nas observações em diferentes lugares como shoppings, igreja, lojas, Estação das Docas e nos movimentos nas ruas entre as pessoas. E para deixar essas roupas ainda mais bonitas encontramos os acessórios de moda como cordões uns artesanais feitos com tecidos e pérolas e outros bem sofisticados com pingentes da santa com material de ouro. Outro fato importante que não poderia deixa de ser registrado é a preocupação de como vestir a santa a que fica nas residências ou até mesmo a Nossa Senhora de Nazaré, quando encontramos uma diversidade de confecções de mantos vestindo as mesmas.

Segundo “o texto “Vestindo a Fé: O círio de Nazaré em Belém” do professor Fernando Hage o ato de confeccionar mantos chegou ao campo da moda inclusive em concursos criados por instituições de ensino como a Universidade da Amazônia, seguida pela Estácio Pará”. O ato de vestir a santa vai ganhando relevância popular, isso foi comprovado nas vitrines das lojas, nos mini altares das residências e até mesmo nos shoppings foi o que aconteceu no Parque Shopping que homenageou a Virgem de Nazaré presenteando os devotos com a exposição de mantos e lindos looks todos inspirados no círio criados pelos alunos do curso Design de moda-FAP. A beleza encontrada em cada vestimenta na festividade reflete a grande fé, amor e devoção dos fiéis e devotos do Círio de Nazaré.

.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com