TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Paisagem

Por:   •  21/3/2017  •  Abstract  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

Aula 3: Modelos conceituais da paisagem:

Conceito de trabalho de estrutura da paisagem é o estudo do mosaico da paisagem que aparece como padrão e o ordenamento espacial específico das unidades de paisagem numa determinada secção de pesquisa.

  •  Os processos que ocorrem na paisagem geram padrões e estruturas os quais concomitante são também influenciados e guiados pelas estruturas espaciais dominantes. Causas e efeitos da heterogeneidade espacial sobre os diferentes processos ecológicos.
  • Para a avaliação analítica da estrutura da paisagem desenvolveu-se um conjunto de métodos que são chamados de medidas da estrutura da paisagem, é considerado o coração metodológico do conceito de estrutura da paisagem.
  • A importância da caracterização espacial-estrutural para a indicação de condições e mudanças mostra-se nas seguintes facetas:
  • descobrir  as relações causais entre padrões e processos em andamento na paisagem (pattern and process). Diferentes aspectos de estrutura do espaço do mosaico da paisagem são analisados.
  • Os dados podem ser sobre como as mudanças da estrutura da paisagem atuam na qualidade do habitat, na biodiversidade e no transporte de substancias.
  • Medidas da estrutura da paisagem tem papel decisivo na utilização para o planejamento (medidas da estrutura quantitativas). Fornecem as condições para um planejamento da paisagem em grandes áreas.
  • Aspirar a uma proteção proativa e prospectiva da natureza, para atuar não somente reagindo, mas com base nos cenários (ecossistemas, paisagens, regiões) direcionar prospectivamente os desenvolvimentos.
  • Necessidade de modernos métodos de processamento de informações geográficas.

  • O objeto da ecologia de paisagem não é descrever paisagens, mas explicar e compreender os processos que ocorrem nela. Assim, a descrição do padrão de paisagem como um fim em si mesma é limitada. Dollinger diz q essa conceituação induz a desconsideração de informações necessárias de campo e ressalta que seu potencial está na combinação de estudos complementares, orientados por trabalhos de campo.
  • O conceito de medida de estrutura da paisagem objetiva complementar pesquisas in situ e por meio dessa descrição e análise obter dados sobre relações e funções e processos para apoiar ou eliminar hipóteses e p gerar resultados qntitativos p números-indice e indicadores de relações espaciais.

Estrutura, função e mudança.

A estrutura, função e mudança (desenvolvimento) são 3 aspectos básicos essenciais e fundamentais para a pesquisa da ecologia de paisagens. Por meio de estruturação e ordenação é possível haver um domínio sobre a multiplicidade da paisagem. Forman e Gordron definem a ecologia de paisagens como o estudo da estrutura, da função e das mudanças numa área terrestre heterogênea composta por ecossistemas que interagem.

Estruturas da paisagem (rochas, solo, água, relevo, clima e vida vegetal e animal). A ocorrência simultânea dos componentes são chamados de geofatores ou fatores da paisagem q levam a formação de elementos da paisagem sendo estes delimitados por diferentes critérios. Com a atuação conjunta dos complexos parciais num determinado local (inter-relação) resulta na estrutura vertical da paisagem, sendo então chamado de econ. O econ corresponderia a tessera , ou seja, a um pequeno recorte da paisagem no local de medição. Na dimensão tópica um econ representa uma unidade espacial homogênea da paisagem, um ecótopo, o que significa que foi determinado tendencialmente/unitariamente por processos de materiais e energéticos.

  • Estrutura horizontal da paisagem: corresponde ao padrão específico ou a apresentação externa da paisagem, através de um ordenamento ou sequencia de unidades homogêneas. A associação de tais unidades determina a textura da paisagem. As relações desta unidades são estudadas através da observação córica (espaço) onde todos os objetos geográficos se distinguem por meio de sua localização específica e pelas relações de posição e das interconexões.

Aspectos abióticos -> tipo de textura / aspectos bióticos -> mosaico de manchas

Estrutura da paisagem horizontal caracterizada por medidas da estrutura do espaço e são fortemente alteradas pelo homem.

A forma de expressão espacial da influência humana sobre a paisagem é a forma específica de uso do solo, considerado como um tipo de área de sobreposição ou integração entre os sistemas naturais e socioeconômicos. A intensidade do uso influencia o grau de transformação cultural.

  • Estruturas com tendências mais simples ou de linhas retas sejam um índice de força da influência humana (traçados de vias de transporte)
  • Paisagens apresentam determinadas funções que estão associadas a processos naturais. A heterogeneidade apresenta-se também com base nas características funcionais de paisagens, que podem ser agregadas aos 4 principais grupos das funções ecológicas (função do habitat, função de proteção, função de regulagem e funções do desenvolvimento e recuperação. As funções são direcionadas a uma finalidade representando a dimensão do objetivo dos processos que ocorrem em uma paisagem.
  • A múltipla funcionalidade de paisagens multifuncionais assume 3 aspectos: múltipla funcionalidade c função agregada espacialmente mas associada a diferentes  unidades de paisagem; m.f como ocorrência de funções no msmo local, porém, temporalmente defasadas; m.f como integração de funções q ocorrem ao msmo tempo e estão relacionadas á mesma unidade de paisagem, superposição de funções.
  • Um terceiro foco é a observação da ecologia de paisagens na mudança de paisagens, de seu desenvolvimento. As paisagens sofrem mudança gradual, independente da influência humana. A mudança natural pode ser observado por mudança sazonal da paisagem.
  • Do ponto de vista da análise da estrutura da paisagem as mudanças que ocorrem lentamente são mais graves. Outra medida da mudança é sua intensidade.
  • Resumindo o conceito de estrutura da paisagem podemos citar 3 aspectos básicos mencionados:

*Estrutura: configuração específica dos elementos da paisagem (tamanho, forma, tipo, distribuição, arranjo no espaço) esses elementos servem como indícios de como se deu a distribuição de energia e matéria de organismos e populações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com