TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mudança Da Letra Nas Cantigas Muda Comportamento Na Educação Infantil

Exames: A Mudança Da Letra Nas Cantigas Muda Comportamento Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  8.203 Palavras (33 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 33

1. INTRODUÇÃO

A música é uma forma de conhecimento primordial na infância, é o primeiro elemento constitutivo, para a elaboração, organização e criação de vínculos e de constituição identitária.

O ensino musical na escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento emocional, intelectual e físico das crianças. Através da música ela terá elementos para descobrir seu corpo; reconhecer-se como ser que pode adquirir habilidades específicas, manifestar comportamentos criativos e críticos que poderão contribuir para seu desenvolvimento integral.

(Delalande,1984 apud Brito 2003, p.31), para quem a música era uma forma de jogo relacionou as formas de atividades lúdicas presentes na música:

• Jogo sensório – motor – vinculado à exploração do som e do gesto.

• Jogo simbólico – vinculado á valor expressivo e a significação mesma do discurso musical.

• Jogo com regras – vinculado a organização e a estruturação da linguagem musical.

A escola é um ambiente repleto de possibilidades para a exploração ativa,compartilhada por crianças e adultos,em que,através da música, a criança pode exercer vários papeis presentes em sua vida cotidiana.

O propósito deste trabalho é analisar a mudança da letra de músicas tradicionais que compõem o repertório da educação infantil há muito tempo.

Quando fizemos estágio em um Centro de Educação Infantil (CEI), ”que a partir de agora trataremos apenas como CEI” cujo nome é Milton Santos situado ao bairro City Jaraguá, observamos que músicas infantis tradicionais tiveram suas letras alteradas. Sem entender o motivo da mudança, perguntamos à coordenadora do CEI. Segundo ela, as letras eram alteradas para eliminar a violência presente em determinadas letras, uma vez que o bairro onde está a escola é violento e as muitas músicas, em sua versão original, sugerem a violência.

Estudamos, neste trabalho, a eficácia da mudança da letra de determinadas músicas infantis para conter a violência entre as crianças. É importante lembrar que a mudança das letras das músicas não ocorre em todos os centros de educação infantil. Na CEI Milton Santos, estas mudanças vem acontecendo.

Para analisarmos a probabilidade de uma letra musical realmente induzir ou não uma criança a um determinado tipo de comportamento colhemos dados em escolas, fizemos entrevistas com psicopedagogas, psicólogas, professores e pais que emitiram suas opiniões e experiências profissionais.

A individualidade e singularidade de cada criança e sua experiência única de vida foi considerada a cada passo nesse trabalho.

Esse tema foi escolhido por esse motivo, para nossa pesquisa colheremos alguns dados, entrevistas com psicopedagogas, psicólogas, professores e pais, analisaremos a probabilidade da letra realmente induzir ou não no comportamento da criança.

“A finalidade última da intervenção pedagógica é contribuir para que o aluno desenvolva as capacidades de realizar aprendizagens significativas por si mesmo e que aprenda a aprender”.

A criança traz consigo muitas experiências musicais e o pedagogo deve respeitar o processo único e singular de casa ser humano e pode elaborar um trabalho utilizando música no contexto educativo, uma vez que ela é parte integrante de todos, inclusive dos bebês com suas garatujas sonoras. A música deve ser entendida como um processo continuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.( Coll,1990 apud Brito 2003, p45).

Nossa pesquisa visa investigar em que medida a letra das músicas influenciam no comportamento da criança. Qual a opinião de educadores, psicopedagogos, psicólogos e pais em relação a essa questão.

2. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A música deve ser considerada uma verdadeira “linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perder-se-á na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem a interação da criança com o verdadeiro momento de criação musical.

(Brito)

A música ocupa um significativo espaço na educação infantil. Ela tem estado nas escolas brasileiras de diversas maneiras, porém são poucos aqueles que compreendem claramente o que é educação musical e qual seu papel na formação do indivíduo já que, através dela, a criança se desenvolve de várias formas.

Quando um educador usa a música na pré-escola como instrumento de aprendizado percebe-se que a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal das crianças melhoram sensivelmente. Elas vieram ao mundo embaladas por canções e cresceram ao redor de tantas outras músicas e utilizar esta familiaridade inata com as canções sempre é positivo para o aprendizado.

Acreditamos que a música pode ser utilizada não só como entretenimento, mas como peça importante para o desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional da criança. Uma vez que faz parte do imaginário infantil desde a mais tenra idade e a música pode e deve participar do processo de desenvolvimento da personalidade e amadurecimento do caráter de cada um, ajudando a afinar a sensibilidade, aumentando a capacidade de concentração, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático e a memória.

Todos os sentidos podem ser desenvolvidos através da música; ela provoca estímulos, desinibe, traz alegria, propicia a socialização e é responsável por mudanças de comportamento. Através da música a criança adquire conhecimento e cultura e se insere com mais facilidade no mundo escolar.

O ensino da música, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, é um tema que demanda muitas investigações. As músicas tocadas ou cantadas nas escolas de educação infantil durante anos foram as mesmas, com poucas novidades. Hoje, porém, escolas construtivistas estão adotando músicas que não gerem violência e, para isso, estão inclusive dando novas letras para antigas canções.

Quais são os critérios para fazer estas alterações? Quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de abordagem? Qual o impacto na formação das crianças? Esse é o assunto da nossa pesquisa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com