TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento sexual durante o período infantil

Artigo: Comportamento sexual durante o período infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Artigo  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

) Sexualidade infantil

O desconhecimento das circunstancias fundamentais da vida sexual se deve pelo não reconhecimento da sexualidade infantil.

Na investigação, dar maior importância à herança do que a infância é negligência infantil.

A amnésia infantil é uma negligência , consequência da educação e de um fenômeno psíquico. Este ultimo é uma amnésia análoga , que consiste em mera repressão.

Há uma conexão entre a amnésia infantil e a amnésia histérica. A amnésia histérica está a serviço da repressão através de conexões associativas. A amnésia infantil converge para cada individuo a própria infância em algo análogo a época pré-histórica e oculta ao inicio de sua vida sexual. Sem a amnésia infantil não existe amnésia histérica.

Sobre a conduta sexual durante a época infantil caracteriza-se quando o recém nascido traz consigo impulsos sexuais que após certo período de desenvolvimento, vão tornando-se a uma progressiva repressão, sendo interrompida pelo avanço do desenvolvimento sexual ou particularidades individuais.

A vida sexual das crianças torna-se observável a partir do terceiro ou quarto ano.

Durante o período de latência constitui-se os poderes anímicos que se opõe ao instinto sexual e o canalizam, traçando o curso a maneira de dique. Caracterizando-se obstáculos sexuais.

Os diques constituem-se de impulsos sexuais infantis que não deixaram de afluir este período de latência, e que a energia é desviada em todo ou parte da utilização sexual e orientada para outro fim. Esse processo é conhecido como sublimação, proporcionando elementos para as funções culturais.

Em uma hipótese, no período de latência os impulsos sexuais seriam inaproveitáveis pelo não desenvolvimento do aparelho reprodutor.

A interrupção do período de latência da criança se da quando os educadores intervém nas manifestações sexuais infantis e as vêm como vício. É preciso dedicar o interesse da investigação a estes fenômenos pois os mesmos vão nos permitir chegar ao conhecimento da constituição originária do instinto sexual.

O chupar é uma manifestação sexual infantil. Os lábios , a língua são pontos acessíveis a pele do outro produzindo assim sucção. A sucção é produtora de prazer por trazer a atenção, serve para conciliar o sono ou uma reação motora que gere orgasmo.

Essa sucção produtora de prazer está relacionada com outras partes do corpo. O que facilita as crianças passarem da sucção para a masturbação.

Muitos pediatras negam essa hipótese pois relacionam o sexual com o genital, dificultando o estudo das manifestações sexuais da criança.

Outro exemplo é o auto-erotismo que encontra sua satisfação no próprio corpo. É um instinto que não se orienta para outras pessoas. Pode-se notar que a sucção busca um prazer já experimentado e recordado. Sendo assim, a primeira sensação de prazer para a criança é a sucção do peito materno. A principio essa necessidade é associada com a fome, e essa atividade se apoia na conservação da vida. Posteriormente , a satisfação sexual se separa da satisfação da fome. Se depois de adultas a importância da sucção permanecer , estas serão inclinadas a beijos perversos, à bebida, excesso de fumar; mas se aparecer a repressão , terão repugnância por comida e vômitos histéricos. Nesse ato é possível observar três características sexuais infantis: não conhece objeto sexual algum, é auto-erótica, e acha-se sob domínio de uma zona erógena.

São partes das zonas erógenas partes da epiderme e mucosas em que fazem surgir certos estímulos de prazer de determinada qualidade. O caráter rítmico também é importante, uma especificidade contida no fator sexual.

Há qualidade erógena predestinada, como a sucção. Essa qualidade de estímulo influi na produção de prazer. Quando na busca por prazer se tropeça com uma das partes predestinadas , esta conservará sempre a preferencia.

O fim sexual infantil é o instinto que faz surgir a satisfação pelo estímulo apropriado de uma zona erógena eleita de uma outra maneira. A necessidade de retorno a satisfação se revela pela satisfação da tensão e pelo estímulo. Substituir o estímulo da zona erógena por outra excitação exterior surge a satisfação.

Na sucção a zona buco-labial consiste em diversas atividades musculares. A zona anal é como zona buco-labial. Os distúrbios intestinais contribuem para nunca faltar excitações intensas nessa região. Os catarros intestinais sofridos na infância convertem o individuo em nervoso, gerando enfermidade de caráter neurótico.

As crianças consideram os excrementos como parte do seu corpo e lhe da significado de proeiro presente. Nas crianças maiores não é raro observar a excitabilidade masturbatória na zona anal com a ajuda dos dedos e provocada por um purido condicionado centralmente ou perifericamente.

As zonas erógenas do corpo infantil acha-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com