TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mulher no Século XXI

Por:   •  19/9/2015  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

A mulher tem desempenhado um papel importante na sociedade contemporânea, ocupando posições até então exercidas somente pelo sexo masculino. Apesar dessa mudança de valores, ainda se presencia discriminação e preconceito por parte de muitos homens que não se acostumaram com essa nova realidade. Como consequência dessa postura radical, o sexo feminino ocasionalmente sofre retaliações em seu ambiente de trabalho e até agressões físicas e psicológicas no âmbito familiar.

Em alguns países do oriente, principalmente por questões culturais, as mulheres ainda são vistas como submissas e não possuem os direitos de que outras mulheres gozam em nações diferentes. Mas estes direitos foram conquistados ao longo dos anos, com muita luta e determinação. Tais lutas levaram ao sexo antes considerado frágil a assumir papéis de destaque em nossa sociedade, como o cargo de presidência da república, que hoje é ocupado por uma mulher. Pode-se perceber a presença de mulheres em universidades, em direção de empresas e até mesmo na área futebolística e da construção civil. Seu trabalho não se resume somente ao trabalho doméstico.

Independentemente destas conquistas, o quadro ainda é preocupante e visto como discriminatório já que muitas são humilhadas e ofendidas. Isto ocorre pela desigualdade de gêneros que continua presente na família e na sociedade. Mulheres que desempenham a mesma função de um homem e que ganham menos podem ser um exemplo desta desigualdade que gera violência e abuso. Esta violência ocorre há tempos, mas com os avanços das leis, algumas medidas vêm sendo tomadas para que tais mulheres não sofram repressão e injustiças. Vale ressaltar que a norma sozinha é insuficiente para mudar a situação.

Normas que beneficiam o gênero feminino já são um grande avanço para a sociedade ainda machista. Mas não se podem criar falsas expectativas, pois só a elaboração de leis não é suficiente para inverter uma situação histórico-cultural de imediato. O desejo é que estas regras já criadas sirvam de instrumento de conscientização para que a realidade possa ser modificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com