TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULHERES NO SÉCULO XXI: A VISIBILIDADE DE ESTUDOS SOBRE QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO DA UFPB.

Por:   •  13/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

MULHERES NO SÉCULO XXI: A VISIBILIDADE DE ESTUDOS SOBRE QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO DA UFPB.

Amanda de Oliveira Figueiredo;

Edwiges Barbosa de Lima;

Jaqueline Figueiredo Silva;

Wanderson Diego Gomes Ferreira.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Alba Cleide Calado Wanderley.

João Pessoa – PB

2019

Amanda de Oliveira Figueiredo; Edwiges Barbosa de Lima; Jaqueline Figueiredo Silva; Wanderson Diego Gomes Ferreira.

MULHERES NO SÉCULO XXI: A VISIBILIDADE DE ESTUDOS SOBRE QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO DA UFPB.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Seminário Temático em Educação I, como requisito para obtenção de nota de avaliação da disciplina, do semestre letivo 2018.2 da UFPB, sob Orientação da Prof.ª Dr.ª Alba Cleide Calado Wanderley.

João Pessoa – PB

2019


1 – INTRODUÇÃO

Percebemos que as pesquisas no diâmetro dos estudos étnico raciais, está crescendo cada vez mais. Portanto, com o passar dos tempos, a temática aumenta, principalmente ao se tratar de produções de autorias femininas, com a mulher pesquisadora se colocando intrinsecamente ligada ao protagonismo, ao discutir estas relações étnico raciais. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo mapear as produções de mulheres que estudam as relações étnico-raciais no ensino superior, na Revista de Educação do PPGE, entre os anos de 2003 e 2005, além de em outras bases teóricas, compreendendo a visibilidade dessas temáticas no espaço de publicação da revista e outros campos.

Segundo informações da própria revista, a mesma foi criada em 1991, intitulada Revista Temas em Educação (RTE), realizando publicações impressas em livros, porém, em 2010 publicou o primeiro número da revista em versão online. É uma revista totalmente de cunho acadêmico, organizado pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, com a finalidade de colocar as produções científicas dos pesquisadores em circulação, resultando em mais desenvolvimento de novas pesquisas.

Esse projeto terá como base teórica os pesquisadores Alba Lígia de Almeida Silva e Mirian de Albuquerque Aquino, com o artigo intitulado A (in)visibilidade de negros(as) na produção de conhecimento em programas de pós-graduação da UFPB, e também Sérgio Rodrigues de Santana, com a dissertação Informação étnico-racial no âmbito dos programas de pós-graduação em psicologia, entre outros pesquisadores que dialogam diretamente sobre a temática abordada.

A partir dessas leituras, compreenderemos as ferramentas adotadas pelas pesquisadoras, e além disso, daremos visibilidade nas questões sociais utilizadas pelas autoras para a construção dos aspectos do empoderamento do discurso e da cultura, na difusão afrobrasileira. Este projeto possui caráter bibliográfico e documental, também possui abordagem qualitativa, através do método de investigação científica que foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as particularidades do assunto abordado.

2 – OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

  • Mapear as produções de mulheres que estudam as relações étnico-raciais no ensino superior, na Revista de Educação do PPGE, entre os anos de 2003 e 2005, além de outras bases teóricas; compreendendo a visibilidade dessas temáticas no espaço de publicação da revista e outros campos.

2.2 Objetivos Específicos:

  • Coletar as Revista de Educação do PPGE, entre os anos de 2003 e 2005;
  • Selecionar as produções de mulheres que estudam as relações étnico-raciais no ensino superior;
  • Mapear as produções que corresponde a proposta da pesquisa;
  • Desenvolver a análise quantitativa das produções encontradas.

3 – METODOLOGIA

De acordo com MINAYO (2002, p.16), “a metodologia inclui as concepções teóricas de abordagem, o conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade e o sopro divino do potencial criativo do investigador”. Então, pode-se considerar a metodologia como o método escolhido para meio de encaminhamento da pesquisa. A pesquisa em questão adota uma proposta metodológica de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, tendo como lócus de pesquisa a Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, entre os anos de 2003 e 2005.

Para Gil (apud GARCIA, 2016), “pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Ou seja, “a pesquisa bibliográfica é baseada em livros e outros escritos” (GARCIA, 2016). A seguinte pesquisa bibliográfica terá como base o artigo científico A (in)visibilidade de negros(as) na produção de conhecimento em programas de pós-graduação da UFPB, de autoria de Alba Lígia de Almeida Silva e Mirian de Albuquerque Aquino; e também a dissertação Informação étnico-racial no âmbito dos programas de pós-graduação em psicologia, de autoria de Sérgio Rodrigues de Santana.

Segundo Cellard (apud SÁ-SILVA, ALMEIDA, GUINDANI, 2009), “a análise documental favorece a observação do processo de maturação ou de evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, mentalidades, práticas, entre outros”. Então, pode-se concluir que “a pesquisa documental é um procedimento que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compreensão e análise de documentos dos mais variados tipos” (SÁ-SILVA, ALMEIDA, GUINDANI, 2009). A pesquisa documental, diferentemente da bibliográfica, se vale de documentos que não receberam uma avaliação analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com