TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Na Ed. Infantil

Por:   •  30/10/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa discutir aspectos de extrema relevância frente aos desafios da educação infantil que são contemplados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O mesmo versará sobre a concepção de infância,

a importância do ambiente alfabetizador destacando ainda a importância de atividades bem como roda de conversa e brincadeiras.

Sabemos que o processo de alfabetização infantil se desenvolve mais facilmente quando os alunos chegam à escola tendo uma maior intimidade com a escrita, conseguida em circunstâncias nas quais ela vivencia. Assim como na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações e condições capazes de promover o interesse e a atenção. Pensando nisso, o ambiente alfabetizador deve ser planejado de forma intencional considerando tanto os propósitos didáticos quanto os sociais.

A criança aprende utilizando as diferentes linguagens corporal, musical, oral e escrita, ajustando as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido expressando as suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando assim seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva e isso só acontece nas atividades diárias onde ela tem total autonomia para expressar estes sentimentos de forma prazerosa, ou seja, brincando e expressando suas emoções.

A criança aprende a todo tempo brincando, experimentando, observando e principalmente explorando o “objeto” e o meio. Esses fatores são essências para aprendizagem da criança, por isso a família é o grande alicerce desta aprendizagem, pois é onde passa o maior tempo. Depois da família entra a escola, onde há o professor que é também de grande importância na formação da criança, pois ele é o “mediador” da aprendizagem. Ele possibilita e favorece novos conhecimentos, que podem ou não ser absorvidos pela criança, dependendo de seu ritmo e necessidades.

A criança também aprende por meio de incentivos, por exemplo, na sala de aula, em casa, contatos livros, cartazes em fim um ambiente letrado. Período da alfabetização é um dos fatores de mais importância para estruturação do conhecimento, pois é nele que acriança vivencia um mundo cheio de letras e números.

A educação infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate o seu seis anos de idade, em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade é interessante assinalar que a educação em valores é fundamental no respeito mutuo do desafio do professorado, do aluno e da família.

São objetivos da educação infantil propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao seu desenvolvimento promovendo a ampliação das experiências e conhecimento do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.

Deve se proporcionar a criança o desenvolvimento de uma imagem positiva de se, com confiança em suas capacidades e limitações de forma cada vez mais independente.

Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, questionar e aprender a ler nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. Para que isto ocorra o professor deve em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servira de modelos para seus alunos, se ele ensina a refletir deve também refletir, se ensina a respeitar o próximo, deve também respeitar seus alunos e assim por diante. Desse modo ele esta sendo uma prova viva daquilo que esta ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.

A relação professor / aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. É nessa relação que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula, assim o aluno desenvolve um espirito pesquisador, desenvolvendo uma necessidade por aprender, tornando se um ser questionador e critico da realidade que o circunda.

É papel do professor proporcionar experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com