TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Ed Infantil

Exames: Relatorio De Estagio Ed Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O relatório a seguir irá relatar minhas observações durante o estágio supervisionado em Educação infantil que realizei na escola E.M.E.I.F PROF. JOÃO DE BARROS PINTO.

Realizei meu estágio supervisionado em uma escola da Prefeitura de Santo André, esta escola localiza-se na Rua: Londres, 444, Utinga – Santo André.

Esta escola possui cursos da educação infantil, educação fundamental e EJA (noturno). Está inserida numa comunidade de baixa renda, próximo a comércios e avenidas principais.

O Prédio possui dois andares, as salas de educação infantil e o primeiro ano do fundamental ficam no andar térreo, e a educação fundamental e EJA no andar superior. Dentro da escola tem: Sala de coordenação; Sala de Docentes; Secretária; Cozinha; Sala de Recursos (inclusão); Sala de vídeo; Biblioteca; Brinquedoteca: Quadra coberta; Parque; Árvores; Garagem; Sala de Informática; Sala de materiais pedagógicos, jogos e de limpeza;

Os alunos recebem ao iniciar o ano letivo de aulas, materiais de boa qualidade para utilizar em aula. A Sala que observei possui 24 alunos, meninos e meninas de 5 anos. Sentam-se em grupo, numa mesa em círculo com 6 alunos, já estão habituados com a rotina escolar.

A sala possui estante com livros ao alcance das crianças, na sala está colado nas paredes letras do alfabeto em forma cursiva e bastão, assim como os números em tamanhos grandes e pequenos. Existem brinquedos diversos, poemas, letras e números em plástico para as crianças manusearem. Observei que alguns recebem bastante cuidados e tem a participação dos familiares, porém existem os que não recebem, isso influencia em sua aprendizagem e socialização com o grupo.

A rotina dos alunos inicia-se pelo café da manhã, após são direcionados a sala de aula, fazem atividades, ouvem histórias, almoçam, fazem as últimas atividades e vão para casa.

Existem palestras para os pais e a comunidade referente aos projetos da escola, saúde, reciclagem. A escola se preocupa com as ausências dos alunos realizando projetos de reposição de aulas.

A escola se dedica a incluir e incentivar a leitura, na sexta-feira dois alunos levam para casa uma sacolinha com livro dentro para ler com sua família, após relatam como foi este acontecimento por escrito em um caderno que acompanha o livro, na segunda-feira este aluno conta a história para todos da sala.

A reunião de pais e professores ocorre a cada 3 meses.

O ensino é baseado no Construtivismo, onde trabalham uma matéria interligada a outra. Estão aplicando o Projeto Bichodário, baseado no livro Bichodário da Autora: Telma Guimarães, este projeto trabalha visa familiarizar as letras, os números e os animais.

Os professores estão engajados nos projetos aplicados, conversam sempre trocando informações para melhorias no ensino. Existem reuniões com a coordenação para direcionar e verificar os objetivos.

A professora explica para os alunos a atividade a ser realizada, enquanto os alunos realizam ela observa como estas crianças entenderam. Durante as atividades no parque, brinquedoteca, biblioteca a professora observa como estas crianças interagem, em algumas situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com