TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Espaço Ed Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Organização Espaço Ed Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 2

A organização dos espaços na educação infantil é de grande importância, pois tem como pressuposto o desenvolvimento da criança, a formação de sua identidade pessoal. Para que a organização seja positiva todos os espaços devem ser pensados desde sua construção. Dependem de um planejamento técnico, primeiramente o da elaboração de um projeto arquitetônico, as características do ambiente, como a capacidade de crianças no espaço, o planejamento de paredes, moveis, equipamentos, o tipo do piso entre outros fatores obedecendo às determinações legais, como os Parâmetros Básicos de Infraestrutura.

Um espaço planejado desenvolve potencialidades e propõe novas habilidades sejam elas motoras cognitivas ou afetivas. A criança vive em um ambiente construído para ela, podendo assim explora-lo positivamente.

O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antônio Viñao Frago, referindo-se ao espaço escolar, este não é apenas um “cenário” onde se desenvolve a educação, mas sim “uma forma silenciosa de ensino”. (Frago, citado por Brasil, 2008, p.7,citado por CARTAXO, 2011, p.131)

De acordo com a visita a escola, observamos que a grande maioria dos espaços destinados à educação infantil foram bem organizados. Todos os ambientes possuem um espaço amplo, com objetos colocados em moveis ao alcance das crianças, permitindo a sua autonomia, os banheiros são todos adaptados com pias e vasos pequenos facilitando o manuseio. O lugar também possui um fraldário equipado, com chuveiro e banheira.

A escola possui também a chamada sala de apoio, onde é um espaço que possibilita que as crianças de educação infantil possam interagir através de jogos e brincadeiras. No espaço, é ofertado uma grande variedade de jogos interativos e pedagógicos. As salas são pitadas de cores claras facilitando assim sua higienização.

Esse estudo ajudou a percebermos a importância do espaço para as crianças de educação infantil, analisar diferentes possibilidades de organização, tendo com foco um desenvolvimento pleno do menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com