TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOVA DIDÁTICA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  9/10/2015  •  Artigo  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA

ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

A NOVA DIDÁTICA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

ARACAJU

2015

SANDRA FERREIRA GUEDES SOUZA

A NOVA DIDÁTICA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade São Luís de França como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Didática do Ensino Superior.

Orientador. Profª Msc: Analice Marinho

ARACAJU

2015

SANDRA FERREIRA GUEDES SOUZA

A NOVA DIDÁTICA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade São Luís de França como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Didática do Ensino Superior.

Nota:

PARECER

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aracaju, ____ de ___________ de ______

Professora Analice Marinho

Mestre em Educação (UFS/NPGED).

Especialista em Ensino de História e Didática e Metodologia e Ensino Superior (FSLF).

Orientadora


A NOVA DIDÁTICA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA

PARA A FORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

 

Sandra Ferreira Guedes Souza[1] 

RESUMO

Este artigo abordará a importância da didática no dinamismo educacional. Além de empreender a relação que se estabelece entre educador e educando. O professor é o mediador do trabalho educativo e, o aluno é o formador do complexo educativo, o ser ativo que é à base do ensino, formador de opinião e, instigador do progresso educacional. Ressalva-se a importância da capacitação dos professores, e a busca pelas melhores técnicas, para garantir o fluido das atividades empregadas. Os recursos didáticos são os meios que os docentes imprimem para a constante qualidade e eficácia da função de ensinar.

 

Palavras Chaves: Compromisso. Didática. Dinamismo. Participação.

ABSTRACT

This article will address the importance of teaching in the educational dynamism. In undertaking the relationship established between educator and student . The teacher is the mediator of the educational work and the student is the teacher of the educational complex , the active being that is the basis of education, opinion leader and instigator of educational progress . It is emphasized the importance of teacher training , and the search for the best techniques to ensure the fluid of employed activities. The teaching resources are the means that teachers print to the constant quality and effectiveness of teaching function. 

Keywords: Commitment. Didactic. Dynamism. Educational.  

INTRODUÇÃO

Com a mudança da sociedade, automaticamente suas multiplicidades funcionais também vem mudando, os estudiosos que centram suas pesquisas na área do educador surgem cada vez mais, estudos esses baseados na sala de aula e na dinâmica dela.  A ideia é demonstrar as ferramentas de didática de acordo com as necessidades dessa equipe educativa, ou verificar se há alguma disparidade entre as práticas disciplinares e a realidade vivenciada pelas instituições do ensino superior.

O educador é responsável por organizar uma didática que seja centralizada nos padrões exigidos atualmente. A busca do ensino superior é a melhoria de seu corpo docente, para que exista uma nova perspectiva de retorno e angariar um número satisfatórios de estudantes universitários.

As instituições de ensino superior estão capacitando profissionais que serão capazes de praticar à docência com as perspectivas esperadas pela profissão, a garantia de uma participação leal e dedicação nas aulas ministradas são passadas de forma coesa aos alunos. O profissional proativo, moderno, precisa estar preparado para as novas mudanças do ensino, impostas pelo mercado consumista.

 

Os métodos usados no passado não possuem mais resultados aos novos projetos dos acadêmicos, afinal não há uma forma padrão de se ensinar. O que existe são os anseios da transformação do conhecimento em inovação, e a conciliação da atuação com a participação dos alunos. Ter a competência como objetivo e a habilidade com o convívio educacional são maneiras de garantir a dinâmica das aulas atrelado sempre ao ensino superior.

A fonte de pesquisa do trabalho será a bibliográfica e a partir da consulta ao material bibliográfico, os dados foram analisados em função de sua consistência interna e sua confiabilidade, ou seja, da homogeneidade de suas conclusões. A problemática desse estudo versará acerca da importância dos educadores manter-se capacitado, atualizado, preocupando-se com o novo cenário educacional. Pergunta-se porque ainda existe um grande número de profissionais sem capacitar-se? O que o aluno do ensino superior perde quando não se tem uma boa base no ensino médio? Como capacitar esses profissionais? Qual a importância em dinamizar na sala de aula? O estudo será desenvolvido a partir dessas vertentes que culmina o nosso cenário social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com