TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  11/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Débora De Pieri Modolon (deby_modolon@hotmail.com)

Palavras Chave: Formação continuada, Qualidade, Ensino Superior.

Introdução

Este artigo tem como tema a preocupação com a formação inicial e continuada dos professores do Ensino Superior por elas estarem articuladas ao trabalho com seres humanos. Ao final da formação inicial os professores serão inseridos no mercado de trabalho, e a formação continuada vem sendo associada ao avanço da rotina de trabalho, onde se aplicam novas técnicas e conhecimentos para melhorar as práticas pedagógicas e o crescimento do professor e do aluno.

Metodologia

A maioria dos professores universitários tem sua formação inicial geralmente um bacharelado, ficando sua identidade de docência como sua segunda formação ou formação continuada.

Segundo Cunha e Lima (2009), é preciso que se proponha um projeto de formação continuada, criando espaços para a discussão que se favoreça uma reflexão partilhada pelos professores sobre os seus saberes e suas práticas pedagógicas.

Esta formação continuada é um processo que se deve ser constante e contínuo, não ficando apenas em um curso de atualização ou cursinho de curta duração. É necessário que o profissional tenha consciência do seu papel na sociedade e que consiga atender as necessidades do aluno em compreender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e a complexidade do conhecimento que se quer adquirir.

Nos últimos anos vem se falando da qualidade da educação e das mudanças que as escolas e universidades precisam enfrentar para se adequar às novas necessidades da sociedade.

De acordo com Souza (2010), observa-se que cada estudante tem sua personalidade distinta, cada um tem suas próprias características dentro da universidade e cada um tem uma maneira diferente de interpretar e conseguir compreender os conteúdos propostos pelo professor para o seu dia a dia. Com isso se da a importância na formação do educador, sua formação tanto teórica quanto  prática irão contribuir para a melhoria dessa qualidade.

Segundo Perrenoud (2000), a formação continuada é um processo muito relevante e significativo para a qualidade de ensino das universidades, portanto, precisa-se cada vez mais investir na qualidade da formação dos profissionais da educação para se alcançar um ensino de qualidade que consiga sempre formar profissionais competentes.

Resultados e discussões

Esta pesquisa mostrou que o professor é o maior exemplo para o futuro de seus alunos, com isso quanto mais o educador se aperfeiçoar, souber lidar com o aprendizado de cada estudante e conseguir passar da melhor maneira possível o conteúdo trabalhado, mais os alunos conseguirão ter o prazer pelos estudos e adquirir os conhecimentos para se tornar profissionais responsáveis e melhores.

Para uma formação continuada essencial, o educador precisa antes mesmo ter uma educação inicial completa para servir de base para o seu desenvolvimento e seu crescimento.

Contudo, para a formação continuada mostrar resultado na educação, os professores precisam estar dispostos a aprender sempre mais, a buscar outras maneiras para ensinar os estudantes.

Conclusões

Os dados desta pesquisa evidenciaram que o trabalho do educador é de suma importância para o aprendizado dos alunos e contribui significativamente com a melhoria da educação, devendo o educador estar em constante estudo, trazendo consigo uma formação continuada, sabendo articular o desafio do ramo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (373 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com