TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Exploratória da utilização do programa de qualidade GESPÚBLICA nas instituições federais de ensino superior

Por:   •  31/10/2017  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Professora: Maryanne Britto

Estudante: Cristiano da S. Toneo

Disciplina: Administração publica

Análise exploratória da utilização do programa de qualidade GESPÚBLICA nas instituições federais de ensino superior

        A renovação do Estado tem várias facetas. Primeiro, a incapacidade de definir e implementar políticas públicas, além disso os programas de privatizações refletem a conscientização da gravidade dessa crise política. O Estado optou por aceitar um papel de execução que daí resultaram nas distorções e ineficiências das suas atividades, ou seja, a reforma do Estado significa transferir para o setor privado atividade que podem ser controladas pelo mercado. Como é visto os serviços de saúde, cultura, pesquisa cientifica e educação.

        No fundo, a qualidade fundamental da administração pública é existência real no controle dos abusos. Mas os defeitos são falta de competência e desqualificação de volta os serviços de qualidade para os cidadãos. Vê o cidadão como contribuinte de imposto e como cliente, traz a ideia da melhoria continua para qualidade do serviço público prestado. A qualidade da atividade pública tem que ser orientada para o cidadão e desenvolver-se dentro da finalidade constitucional especificada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

        O Gespublica é uma tentativa de estrutura uma política a partir da ideia central de que a gestão de órgão e entidade pública pode e deve ser excelente em qualidade, cuja ênfase seria na satisfação e bem-estar do cidadão. Guiando cidadão e agentes públicos para exercer a pratica de uma administração participativa, transparente, direcionada para o resultado e pronta para responder as necessidades sociais. Portanto, por meio da desburocratização e compreensão da avaliação da qualidade, exigem maneiras mais flexíveis de gestão.

        Tendo em vista as inadequações do que se diz respeito à administração dos recursos públicos. A implantação da Gespublica não aconteceu nas instituições de ensino superior, foram localizados fatores na aceitação do programa. Os administradores justificaram-se preocupado pela falta de conhecimento do modelo a ser adotado. De acordo com o artigo o programa de Gespublica bem como qualquer outro programa de qualidade só acontece com o apoio da alta administração no caso da IFES, a reitoria. O poder para a mudança não se encontra nos servidores ou nos processos. O poder para a mudança está na capacidade de gestão.

        O que fica consistente, é que o progresso e o desenvolvimento de um país passam inevitavelmente pela administração. Assim como disse Peter Drucker, “não existem países ricos nem pobres, mas sim países bem administrados e países mal administrados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com