TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orientador Educacional na sua prática de ensino

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  4.331 Visualizações

Página 1 de 2

O orientador educacional na sua prática profissional

Professora: Cristina Galindo

Aluna: Cristina Guimarães Cardoso

RA: 1127381

A palestra “O orientador educacional na sua prática profissional”, ministrada pela professora Cristina Galindo, traz como assunto norteador uma reflexão sobre a prática e o papel do orientador em ambientes escolares, voltando-se bastante sobre as características da geração Z ou @, que é a grande realidade dos alunos atuais.

A escola atual não é mais como antes em que o aluno era apenas um coadjuvante hoje ele é o figurante. Isto se deu através de uma sociedade que é mais crítica, mais participativa nas questões escolares, e dessa forma, consequentemente uma educação interdisciplinar, contextualizada e inserida na comunidade se fez necessária.

Com todos os meios atuais de se obter informações constituiu-se uma nova forma de educar, onde a escola não é mais a única detentora de respostas e o professor, também não é mais a grande fonte do saber, mas sim, a troca de conhecimentos provenientes de diversas fontes de informação que resultam em um ambiente escolar repleto de sabedoria. É a partir desse ponto que surgem os desafios do Orientador Educacional, em sua prática cotidiana, a de mediar.

Atualmente, o aluno leva para a escola uma parcela de sua bagagem de conhecimentos, informações, devido ao grande acesso que possuem às grandes tecnologias. Este educando atual vai à escola a procura de um mediador para aperfeiçoar o conhecimento que previamente adquiriu. Diferente de antes, o aluno ia pra escola para alcançar o conhecimento.

Hoje o estudo não é mais focado nos meios de se decorar as informações, são conceitos adquiridos a partir das interações culturais, tanto física como social do contexto em que são inseridos. O orientador educacional precisa ter muito claro qual é o novo papel da escola, qual é o papel do educador, da família, do aluno, pois seu maior trabalho é conciliar todo esse processo. As decisões não devem mais ser assumidas apenas por um grupo, mas compartilhada com toda a equipe, afinal todos detêm conhecimento e informações. E quando consegue-se compartilha-los, alcança-se um crescimento não só na aprendizagem dos alunos mas também o de toda equipe.

O orientador educacional deve ter um bom relacionamento com os alunos, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento pessoal de cada um. Precisa estar sempre atento ao projeto pedagógico da escola para poder organizar e ajudar a escola a realizar sua proposta educacional. Necessita ser o parceiro dos professores no que diz respeito a observação e avaliação dos alunos para que consigam intervir da melhor maneira em relação a eles. Enfim, este é a função para aqueles que são grandes líderes!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com