TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática do Ensino Superior Cases de Qualidade

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  22.414 Palavras (90 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 90

Didática do Ensino Superior: Cases de Qualidade  

Professora Conteudista  

Ana Cláudia Barreiro Nagy é natural do Rio de Janeiro, onde cursou Magistério e começou a estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduou-se em Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1994). Especializou-se em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), onde iniciou o Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2005). Para complementar sua formação, cursa Letras (Português-Francês) na Universidade de São Paulo. Atualmente é professora conteudista da pós graduação em Formação em Educação a Distância da UNIP Interativa. Foi professora tutora em cursos de EaD no Senac - São Paulo.                  

2  

Sumário  

Apresentação Introdução Unidade 1: A Didática e a docência 1.1 A Didática: definição e seu objeto de estudo - os processos de ensino e de aprendizagem 1.2 Planejamento em EaD: Objetivos, Conteúdos, Procedimentos, Avaliação 1.2.1 Objetivos, Conteúdos, Procedimentos, Avaliação 1.2.1.1 Objetivos 1.2.1.2 Conteúdos 1.2.1.3 Procedimentos 1.2.1.4 Avaliação Unidade 2: EaD 2.1 O Ensino à distância: breve histórico a partir das gerações de EaD 2.2 Personagens do EaD: o aluno, o professor/tutor e o curso 2.3 A escolha pela modalidade de estudo à distância: motivação e necessidade 2.4 Carga horária do curso Unidade 3: Os AVAs e seu papel no fazer EaD 3.1 Universidade Aberta do Brasil 3.2 TICs (Tecnologias da informação e comunicação) aplicadas à Educação: os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem) Unidade 4: Modelos de ensino em EaD 4.1: Modelos de ensino em EaD – SEI (Sistema de ensino Interativo) e SEPI (Sistema de ensino presencial interativo) desenvolvidos na UNIP Interativa 4.2 Avaliação 4.3 Interdisciplinaridade 4.4 ESD: Educação sem Distância  Unidade 5: Fazendo EaD acontecer 5.1 Ferramentas e objetos de aprendizagem aplicáveis/utilizados em EaD: vantagens e dificuldades 5.1.1 o correio eletrônico 5.1.2 o AulaNet 5.1.3 M-Learning e groupware

3  

5.1.4 Classe Virtual 5.1.5 Qsabe 5.1.6 Web Course Creator 5.1.7  Eureka  Unidade 6: Cases de sucesso em EaD  6.1 Análise de Cases de sucesso em EaD: olhar para instituições que desenvolvem ensino presencial, ensino híbrido e exclusivamente virtuais 6.2 depoimentos de alunos e educadores                          

4  

Apresentação  

Olá, aluno (a)!  

Bem vindo!  

Neste material você encontrará os conteúdos pertinentes à disciplina Didática  do Ensino Superior: Cases de Qualidade, na qual serão discutidos, fundamentalmente, a construção de conhecimento e o ensino e a aprendizagem na Educação à Distância.  

Para tal, vamos analisar práticas de avaliação da aprendizagem em EaD e questões como as formas de se aproximar dos estudantes, mesmo sabendo que estes e seus professores/tutores estão separados fisicamente.  

Ainda, será muito importante compreender quais são e como funcionam os meios de comunicação em EAD, seu planejamento – potencialidades e possibilidades e as concepções atuais e procedimentos pedagógicos que reorientam a Didática e o professor do Ensino Superior na atualidade.  

Também estudaremos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, aplicadas à Educação, visando despertar atitudes de aprendizagem mais complexas e significativas.  

Para finalizar, vamos analisar cases de sucesso em EaD no ensino superior pelo mundo a fora, especialmente no Brasil.  

Animado (a)?  

Então, mãos à obra!    

5  

Introdução  

Você já percebeu como nos dias de hoje, cada vez mais as escolas e universidades estão aderindo à utilização da EaD em sua metodologia de ensino?  

São aulas com apoio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) ou desenvolvidas com a apresentação de uma videoconferência, ou, ainda, lançando mão de ferramentais, como os blogs, videoblogs, sites, páginas pessoais e, até mesmo, via telefone celular.  

É. Não há mais como escapar dessa...  

E nem devemos, afinal, não se pode discutir o quanto todas essas tecnologias nos auxiliam, especialmente se não queremos ou não podemos ver nosso tempo sendo consumido no deslocamento entre nossas casas ou locais de trabalho até o local onde as aulas presenciais acontecem.  

Alguns ainda se ressentem e se amedrontam diante dessas possibilidades, mas uma coisa é certa: devemos ter a cabeça sempre aberta e olhar para tudo com curiosidade e visão de investigadores, de pesquisadores, que é o que um docente deve ser: um pesquisador, a todo momento.  

Deste modo, e por essa razão, você, aluno (a) do curso de pós graduação da UNIP Interativa está aqui e agora estudando esse livro texto: para compreender o que é ser professor na atualidade e com a EaD como mais uma possibilidade de ensinar e aprender também, pois, como disse certa vez Guimarães Rosa (1958, p. 16), “mestre é aquele que, de repente, aprende”, certo?  

O material que agora você tem em seu poder está dividido em seis unidades didáticas distintas, porém complementares. Cada uma delas apresenta uma particularidade do tema e foi organizada tendo em vista facilitar seu percurso dentro da temática.  

6  

Veja como estão organizadas:  

Unidade 1: A Didática e a docência: Ação docente; A Didática: definição e seu objeto de estudo - os processos de ensino e de aprendizagem; Planejamento em EaD:  Objetivos, Conteúdos, Procedimentos, Avaliação  Unidade 2: EaD: O Ensino à distância: breve histórico a partir das gerações de EaD; Personagens do EaD: o aluno, o professor/tutor e o curso; A escolha pela modalidade de estudo à distância: motivação e necessidade; Carga horária do curso  Unidade 3: AVAs e tipos de EaD: Universidade Aberta do Brasil; TICs (Tecnologias da informação e comunicação) aplicadas à Educação: os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem); Tipos de aulas em EaD: teleaula, videoaula, modelo híbrido); ESD - Educação sem Distância Unidade 4: Modelos de ensino em EaD: Modelos de ensino em EaD – SEI (Sistema de ensino Interativo) e SEPI (Sistema de ensino presencial interativo) desenvolvidos na UNIP Interativa; Avaliação; Interdisciplinaridade  Unidade 5: Fazendo EaD acontecer: Ferramentas e objetos de aprendizagem aplicáveis/utilizados em EaD: vantagens e dificuldades; o correio eletrônico; o AulaNet; M-Learning e groupware; Classe Virtual; Qsabe; Web Course Creator;  Eureka  Unidade 6: Cases de Susesso em EaD: Análise de Cases de sucesso em EaD: olhar para instituições que desenvolvem ensino presencial, ensino híbrido e exclusivamente virtuais; depoimentos de alunos e educadores    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (137.1 Kb)   pdf (391.5 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 89 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com