TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GUILHERME ANTÔNIO AIROZO - 8008076  

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Nutrição e Dietética como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Servio Antônio Bucioli.

FLORIANÓPOLIS
2018

Acadêmico: Guilherme Antônio Airozo

Curso: Educação física Bacharelado

Centro Universitário Ceuclar

RESENHA CRÍTICA

MUITO ALÉM DO PESO

A maior Epidemia Infantil da História

RESUMO DA OBRA

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No último levantamento oficial feito pelo IBGE entre 2008/2009, já era percebido o movimento crescente da obesidade. (ABESO, 2009)

É alarmante a incidência de casos de crianças com sobrepeso e obesas na população mundial. A modernidade e a facilidade de oferta de alimentos industrializados e nutricionalmente pobres têm feito a população ganhar um excesso de tecido adiposo. As crianças estão sendo afetadas de forma absurda. Por influência familiar, social e dos meios de comunicação. No vídeo Além do Peso falou-se muito sobre a relação dos pais, da sociedade, e meios de comunicação no ganho de peso da população infantil. Os hábitos alimentares das crianças estão relacionados a diversos fatores pois o convívio familiar e social pode influenciar na preferência alimentar dessas crianças, os meios de comunicação têm bombardeado diariamente alimentos com imagens apelativas para aguçar o desejo dessas crianças por alimentos ricos em açúcar e gorduras ruins. O fácil acesso a alimentos com alto teor calórico e sedentarismo resultante da inatividade por horas diante de aparelhos eletrônicos, tem feito aumentar o número de crianças obesas. E não somente pelo excesso de peso mais também de doenças associadas, e crianças com sobrepeso e obesas tem mais propensão a serem adultos obesos. Doenças que antes eram relacionadas a idosos, hoje com o aumento da obesidade infantil estão sendo diagnosticadas nas crianças. A família tem um grande papel para diminuir o quadro de obesidade infantil pois são os que estão mais ligados a criança diretamente, devem observar e também mudar seus hábitos para que, possa colaborar com a mudança alimentar das crianças. A mídia tem sido um dos maiores influenciadores negativamente na alimentação infantil, pois visa somente o lucro e não a saúde da população. Como o poder de decisão deve partir dos pais, a criança deve começar a ver uma mudança de hábitos a partir de quem é mais próximo a ela.

CRÍTICA DA RESENHISTA

O Vídeo Muito Além do Peso relata o crescimento da obesidade infantil a parcela de “culpa” dos familiares, da população, da violência e dos meios de comunicação. Como estamos negligenciando o aumento do sobrepeso e da obesidade infantil. E por consequência o aumento das doenças ocasionados pelo excesso de gordura visceral. Artigos científicos vem de encontro com os assuntos abordados no vídeo. Os artigos Sobrepeso e Obesidade infantil: Influência de Fatores Biológicos e Ambientais em Feira de Santana, BA; INFLUÊNCIA DA MODERNIDADE NA OBESIDADE INFANTIL; relatam que os fatores influenciadores no aumento de peso podem ser biológicos, psicológicos e socioeconômicos, genéticos e ambientais. Que as preferências e alimentares e a pratica de atividade físicas são influenciadas diretamente pelos hábitos dos pais e de pessoas próximas.  Com a evolução tecnológica e suas praticidades, as pessoas se tornaram mais sedentárias, pois surgiram muitas formas de facilitar o cotidiano, indivíduos quase sem tempo para nada e com isso fazendo a ingestão de comida congelada, lanches e fast foods. (SANTOS, CARVALHO e GARCIA, 2010). O aumento da violência também pode ser fator determinante para o aumento do excesso de peso nas crianças, porque por não poderem muitas vezes poder brincar fora de suas residências, os pais preferem que fiquem em casa com aparelhos eletrônicos, por medo da violência.  Pude perceber correlacionando vídeo e artigos que se não tratarmos a obesidade como uma doença que vem afetando não somente as crianças, mas também a população adulta, veremos aumentar de forma absurda o número de doenças associadas a obesidade e que teremos mais adultos obesos e doentes com o passar dos anos. A família, escola, sociedade, poderes públicos devem trabalhar em conjunto para trazer hábitos saudáveis para a população. Crianças obesas tem maior propensão a serem adultos obesos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com