TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade Da Leitura No Nosso Dia-a-dia

Pesquisas Acadêmicas: A Necessidade Da Leitura No Nosso Dia-a-dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

A necessidade da leitura no nosso dia-a-dia

Hoje em dia ler tornou-se algo muito importante para a humanidade, lê-se independente de ter vontade ou não, lemos pela dificuldade dos trabalhos cotidianos que tornam as informações mundiais e desenvoltura pessoal cada vez mais importante em nosso meio de trabalho independente da área profissional.

Criar o hábito de ler desde cedo facilita muito o nosso modo de se relacionar no mundo onde vivemos, com a leitura conseguimos criar o mínimo de senso crítico, sobre cultura, política, econômica e mídia.

No Ambiente escolar o hábito de ler deve ser inicializado com os alunos desde muito cedo, os educadores devem mostrar para os seus alunos como se da a formação de um texto, para que eles compreendam como o mesmo é estruturado e isso facilitará a maneira pelo qual as pessoas vão entender o que o autor quer transmitir com seu texto. Outro papel importante que cabe ao educador é ensinar ao aluno que todo texto é um produto lógico do pensamento de um autor, ou seja, tudo o que ele escreveu é uma visão que ele tem sobre o tema que ele está optando por escrever.

Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na idéia de que isso deve ser feito não apenas no início da escolarização, mas num processo contínuo, para que eles deem conta dos textos imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo. Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos.

Também é importante apresentar ao aluno a missão que ele tem de ser um grande leitor, essa missão nada mais é do que captar a representação mental juntamente com as intenções do produtor , a leitura então deve ser entendida como a atividade de captação de ideias de um autor , cabe ao leitor compreender tudo aquilo que é proposto em um texto e todas as intenções que o autor transmite .

A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e também exige bem mais que o conhecimento do código linguístico uma vez que o texto não é um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

Também cabe ao leitor , criticar , contradizer e avaliar a informação que tem diante de si, que desfrute ou a rechace , que de o devido sentido e significado ao que lê . Todo leitor deve ter interação diante de um texto e também deve buscar dentro de si as intenções pela qual leu o texto , pois intenção e interação são relacionadas .

Deve-se considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentos variam de um leitor para outro , existe uma pluralidade de leituras e de sentidos envolvendo o mesmo texto .

A pluralidade de leituras e de sentidos podem ser maiores ou menor dependendo do texto , do modo como foi constituído , do que foi explicitamente revelado e do que foi explicitamente sugerido .

Quando o objetivo é aprender, isso significa, em primeiro lugar, ler para poder se guiar num mundo em que há tanta informação que às vezes não sabemos nem por onde começar. Em segundo lugar, significa não ficar apenas no que dizem os textos, mas incorporar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com