TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA COGNITIVA

Artigos Científicos: PSICOLOGIA COGNITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para ser mais específico, a psicologia cognitiva trata do modo corno as pessoas percebem, aprendem recordam e pensam sobre a informação. Um psicólogo cognitivo pode estudar como elas percebem várias formas, o motivo pelo qual recordam alguns fatos mais esquecem outros, a maneira como aprendem a linguagem ou como raciocinam quando jogam xadrez ou resolvem os problemas cotidianos. Por que, em dias brumosos, os objetos parecem mais distantes do que realmente estão, às vezes enganando os motoristas e causando acidentes de carro? Por que muitas pessoas lembram-se de uma experiência especial (p. ex., ver o Ford Bronco branco de O. J. Simpson cruzar uma rodovia, sendo ao mesmo tempo perseguido por uma radiopatrulha), esquecendo, contudo, os nomes de pessoas a quem conhecem há muitos anos? Por que muitas pessoas têm mais medo de viajar em aviões do que em automóveis, quando as chances de danos e de morte são tão mais altas em um automóvel do que em um avião? Esses são alguns dos tipos de questões a que podemos responder ao longo do estudo de psicologia cognitiva.

Desenvolvimento

Por que nos lembramos de pessoas que conhecemos anos atrás,mas, por vezes,parece que nos conhecemos do que aprendermos em uma disciplina um pouco depois de fazermos as provas finais (ou, pior,de vez em quando,um pouco antes)? Como conseguimos conversar com uma pessoa ao mesmo tempo, escutar um pouco de uma outra conversa, mais interessante, que está acontecendo perto de nós? Por que as pessoas, muitas vezes, têm tanta certeza de estar respondendo corretamente a uma pergunta quando, na verdade, não estão? Essas são apenas três das muitas questões que são tratadas no campo da psicologia cognitiva.

O psicólogo que atua no campo cognitivo está apto a entender como as pessoas percebem os fenômenos ou porque algumas pessoas lembram com mais facilidade de um fato e outras esquecem mais facilmente, dentre outras atribuições. No intuito de caracterizar esse trabalho, diz-se que essa é uma área da psicologia que tem por finalidade estudar o pensamento, a percepção, a memória, a fim de analisar como o sujeito percebe o mundo e de que modo desenvolve as funções cognitivas tais como: falar, resolver problemas, memorizar, raciocinar, etc.

Em suma, a psicologia cognitiva apresenta algumas divergências no tocante às outras abordagens da psicologia, tendo em vista que refuta a idéia da introspecção, adotando um modelo positivista como método de investigação científica. Nesse sentido, a psicologia cognitiva trabalha com a idéia de que há estados mentais internos, ou seja, as crenças, as motivações e tais estados mentais soam em desencontro com a psicologia comportamental.Na atualidade, existem algumas áreas de conhecimento que se comunicam com a ciência cognitiva, bem como a inteligência humana, a atenção, a percepção visual e auditiva, a inteligência artificial, a linguagem, o esquecimento, a lembrança, etc.

Os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mental.

Percepção

Existe uma grande quantidade de pesquisas sobre os processos perceptivos na psicologia cognitiva que são utilizadas para compreender o comportamento. Um exemplo disso são os estudos sobre as ilusões, especialmente as ilusões de ótica.

A atenção também é tópico de estudo relacionado ao processo cognitivo, embora vários autores a considerem função derivada da consciência. Através da atenção é possível que a mente selecione os estímulos recebidos, dando prioridade a uns enquanto outros são minimizados ou mesmo excluídos do processamento. Exemplos de estudos sobre a atenção incluem alguns controversos, como os de estímulos subliminares.

Memória

A memória é a capacidade de registrar, armazenar e evocar as informações recebidas e processadas pelo organismo. Ela é provavelmente uma das funções mentais mais estudadas pela psicologia cognitiva, juntamente com a linguagem e a inteligência. Talvez isso se deva ao fato de que é relativamente simples solicitar a memorização e recordação de informações através das experiências. Contudo, existe um número expressivo de modelos de memória, categorizando-as de várias formas.

Resumidamente, a memória pode ser dividida em três processos.

Codificação: processo de entrada e registro inicial da informação. A codificação diz respeito à capacidade que o aparato cognitivo possui de captar a informação e mantê-la ativa por tempo suficiente para que ocorra o processo de armazenamento, segunda etapa da memória.

Armazenamento: capacidade de manter a informação pelo tempo necessário para que, posteriormente, ela possa ser recuperada e utilizada

Evocação ou reprodução: capacidade de recuperar a informação registrada e armazenada, para posterior utilização por outros processos cognitivos (pensamento, linguagem, afeto, etc.).

Linguagem

A linguagem refere-se à capacidade de receber, interpretar e emitir informações para o ambiente. Dentre os temas estudados pela psicologia cognitiva, a linguagem é um dos mais pesquisados, junto com a memória e a inteligência, porque é área de interesse de várias ciências, como a antropologia, a sociologia, a filosofia e a comunicação.

Dentre as habilidades que caracterizam a espécie humana, a linguagem tem sido aquela mais apontada pela maioria dos autores. Através da linguagem, conseguimos manipular de forma abstrata os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com